Header Ads Widget

Cortana ganha novas funções e brincadeiras

Lista das emoções sentidas pela Cortana



Desde que chegou em português ao Brasil, em abril de 2016, a Cortana obedece a comandos de voz, funciona em celulares com Windows Phone 8.1 e computadores com Windows 10. A assistente virtual do Windows executa tarefas de secretária, como procurar e abrir programas e documentos, anotar lembretes e ligar alarmes. Mas também há um lado bem-humorado que canta, conta piadas e brinca de adivinhação com personagens de Star Trek. O robô criado pela Microsoft recebe atualizações que o deixam cada vez mais apto a responder novos comandos e interagir melhor. Enquanto “trabalha na mecânica de um aperto de mão virtual”, a Cortana responde perguntas pessoais, se esquiva de assuntos íntimos e reage a cantadas com elegância. Além de dar opiniões, desconversar sobre sentimentos e sensações, e responder a questões filosóficas. 

Cantadas: A Cortana tem respostas para pedido de casamento, beijo ou um encontro: todas descartam qualquer possibilidade de um relacionamento afetivo entre homem e uma máquina provida de Inteligência Artificial. 

Cantora: Uma de suas habilidades é cantar cantigas, hinos de futebol e o hino nacional do Brasil. Na lista dos hinos esportivos estão todos dos times da série A e também os times da série B que já foram campeões na série A. 

Sentimentos e sensações: Feliz? Triste? Com fome? A Cortana não tem sentimentos como os homens. Mesmo assim suas respostas brincam com a ideia de sentimento em departamento e reconhecem a falta da expressão.

Filosofia: Não é possível chegar a grandes discussões filosóficas com a Cortana. Apesar de usar Inteligência Artificial, transitar pela rede e por locais de infinitas referências e armazenamento de informações, não há uma conversa sequencial como as que acontecem entre amigos.

Opiniões sobre concorrentes: A Cortana não se importa em falar de concorrentes como o Google ou a Apple, mas a autopropaganda, mesmo que de forma sutil, é a alma do negócio. 

Perfil: Muitas são as respostas para perguntas sobre o perfil de Cortana. Ela diz que é “brasileiríssima”, fala sobre seus hobbies (como armazenar frases engraçadas e cantar), disfarça a idade e revela até seu paradeiro, de maneira abstrata e engraçada. Também responde com precisão sobre quem é e ao que veio: “estou aqui para ser a sua assistente pessoal”; “sou uma inteligência artificial”.  

Vida pessoal: Quem arriscar perguntas mais pessoais pode ter pequenas surpresas – como a citação do robô R2D2, de Star Wars, por quem Cortana demonstra sentir afinidade; e a revelação de que vibrar é dançar na concepção da assistente pessoal. Quando perguntada, Cortana diz que Bill Gates é seu pai, tecnicamente. A robô faz elogios às suas chamadas mães, “mulheres talentosíssimas”, que participaram de sua criação. Assuntos relacionados à vida íntima e sexual não interessam à robô, que pede para mudar de tópico. 

Piadas: Diga à Cortana: “conte-me uma piada”. Ela tem repertório. 

Interação com o chefe: Aparentemente Cortana se importa com a felicidade e segurança de seu chefe, o usuário que a comanda. A assistente pode entretê-lo se estiver entediado e dará conselhos caso esteja bêbado: “não dirija nem ligue para ninguém”.  Algumas perguntas feitas para a Cortana resultam em respostas criativas. Quem quiser saber o que ela está fazendo pode ouvir um interessante “trabalhando na mecânica de um aperto de mão virtual”. 

Star Trek: jogo interativo: O novo comando de jogo interativo da Cortana é de adivinhação de personagens do Star Trek. A assistente dá dicas junto com uma imagem borrada do personagem em questão. Quem não sabe, ganha uma nova chance de adivinhar com outra pista e a imagem do personagem fica ainda mais nítida.  Para o jogo funcionar é preciso apertar o botão do microfone na barra inferior da Cortana, assim é dada continuidade a atividade, sem gerar um novo comando à assistente. A experiência desse jogo ainda não está perfeita. É um pouco difícil começar a jogar, talvez porque o título do jogo seja em inglês. A palavra “trek” pode ser interpretada pela assistente como “trip”, “careca” ou “cueca”. 

Cortana pelo mundo: Atualmente a assistente pessoal está disponível nos Estados Unidos, no Reino Unido, na China, na França, na Itália, na Alemanha, na Espanha, no Japão, na Austrália, no Canadá, na Índia, no México e no Brasil. Segundo a Microsoft, a Cortana também pode falar na língua do P, mas não foi possível usar a função em nossos testes. O comando "Fale na língua do P" não retornou chamados no Windows 10. Ela pode ser encontrada nos Smartphones Windows Phone, Windows 10 Mobile, IOS, Android, além de tabletes com Windows, IOS, Android e PC's com Windows 10.

Confira mais prints sobre as ações da Cortana















Postar um comentário

0 Comentários