Header Ads Widget

E agora, quem poderá defender os Windows Phones antigos? Lumias antigos não receberão sequer atualização de apps no Windows 10 Mobile



Recentemente vimos que os dispositivos não-elegíveis ao Windows 10 Mobile seriam oficialmente abandonados pela Microsoft até mesmo em seu programa de testes Windows Insiders, já que a partir de agora as compilações Redstone 1 começam a ser enviadas por meio do ciclo Release Preview, não sendo assim compatíveis com aparelhos que não receberam a Threshold 2 por "vias legais". Com isso, o número de comentários negativos em relação à política da empresa aumentaram significativamente, pois mais de 50% dos aparelhos presentes com a plataforma não puderam ir ao Windows 10 Mobile oficialmente, usufruindo das novidades da nova geração do sistema apenas por meio do grupo de testes. Devido a toda essa repercussão negativa, a Microsoft se viu obrigada a comentar o caso, porém a declaração dada pela companhia apenas veio para reforçar o que muitos já imaginavam, fazendo com que seja colocada mais uma pá de terra sobre a linha de smartphones Lumia, principalmente em países onde novos dispositivos não são encontrados facilmente.

No início deste ano, quando lançamos o Windows 10 Mobile, anunciamos uma série de mudanças para o programa Windows 10 Mobile Insider Preview, incluindo detalhes sobre o lançamento do Windows 10 Mobile, bem como alterações nos dispositivos suportados pelas compilações prévias do Windows 10 Mobile Insider Preview. Com o lançamento da atualização de aniversário do Windows 10, o ciclo Release Preview está se movendo para a compilação prévia 14393 do Windows 10 Mobile. Essa mudança terá algum impacto sobre dispositivos não suportados:

Como afirmado anteriormente, os dispositivos não suportados não receberão qualquer build ou atualizações mais recentes do que a 10586.x.

Dispositivos não suportados não serão capazes de selecionar nenhum ciclo de visualização do Windows Insider no aplicativo do Windows Insider.

Atualizações para aplicativos e serviços podem não estar disponíveis para os dispositivos não suportados e em alguns casos podem limitar certas experiências.

Dispositivos não suportados ainda pode usar a Ferramenta de Recuperação de Dispositivos do Windows para voltar ao Windows Phone 8.1, mas não terão a opção de retornar ao Windows 10 Mobile.

Como sempre, agradecemos a nossos Insiders e obrigado pela sua participação no Programa Insider do Windows.

Mesmo em locais onde há uma vasta lista de modelos mais recentes da linha Lumia para serem adquiridos esta notícia não repercutiu muito bem, pois os últimos smartphones lançados pela Microsoft contam com um hardware bastante defasado em relação a concorrentes, não sendo assim um upgrade recomendado para quem possui um aparelho não-elegível e deseja usufruir do Windows 10 Mobile, principalmente nos nichos de entrada e intermediário. A situação, entretanto, é ainda pior em países como o Brasil, onde atualmente é possível encontrar apenas os Lumias 640 e 640 XL em grandes varejistas, não havendo uma opção sequer com Windows 10 Mobile rodando de fábrica ou modelos mais atraentes que possam ser atualizados oficialmente. 

Devido a isto, usuários de dispositivos topo de linha como Lumia 1020 e Lumia 925 precisarão decidir se vale a pena continuar em um sistema onde não receberão nem mesmo atualizações para os poucos apps presentes na loja ou se farão como tantos outros, migrando para uma plataforma onde ao menos smartphones com versões mais antigas do sistema podem utilizar aplicativos recentes. Considerando que grande parte dos serviços da Microsoft está presente em aparelhos com Android e iOS (ou até mais do que em seu próprio sistema), não é uma tarefa muito difícil imaginar qual será a decisão da maioria dos usuários abandonados pela empresa após tantas promessas de suporte contínuo não cumpridas, fazendo assim com que o irrisório número de Lumias vendidos neste trimestre se torne um valor alto se comparado ao que está por vir.

Postar um comentário

0 Comentários