Header Ads Widget

Transição capilar: como abandonar o liso e aceitar os cachos



Quem foi adolescente nos anos 90 deve se lembrar de como a moda era restrita. Era a época do surgimento das supermodelos e o padrão estético, pelo menos no que se diz respeito às madeixas, se limitava a apenas um: longo, liso e, quase sempre, loiro. Basta olhar para um dos seriados mais famosos do período, o americano Friends. Na história do grupo de amigos, duas das personagens principais, Rachel, interpretada por Jennifer Aniston e Phoebe (Lisa Kudrow), começam a série com os cabelos cacheados e, alguns episódios depois, alisam os fios, que ditaram tendência e permaneceram assim até o final do programa, em 2004.

Com o passar do tempo, entretanto, a moda foi se tornando mais de mocrática e os cachos, antes esquecidos, voltaram à tona com força, fazendo com que muitas mulheres reunissem a coragem necessária para deixar a química de lado e assumir seus cabelos naturais. A mais recente Miss São Paulo, Sabrina de Paiva, é um dos exemplos de maior visibilidade no cenário atual, com o seu cabelo afro que causou comoção na internet, não apenas pela sua beleza, mas por dar representatividade a uma cultura que costuma ficar longe dos holofotes. A atriz Taís Araújo é outro nome de peso que abandonou os fios longos e lisos e fez um big chop, corte que retira toda a química dos fios e dá início ao processo de transição capilar. A mudança aconteceu lá em 2014, mas até hoje a atriz mantém o cabelo crespo no dia a dia e também na televisão.

Para as que desejam seguir os mesmos passos e abandonar de vez a química, o importante é investir em produtos que ajudem a definir os cachos e deem mais movimento aos cabelos, que estarão sensíveis e não muito maleáveis durante a transição. Uma boa escolha são os cremes enriquecidos com manteiga de karité. “Além de hidratar e controlar o frizz, é importante conter filtro solar, componente indispensável para evitar o ressecamento dos fios”, explica Gilberto Miranda, representante da Vitiss Cosméticos. A linha Ondulele oferece um umidificador e um ativador de cachos com proteção termoativa. “Eles ajudam a potencializar a definição e protege de agentes externos como o babyliss e o difusor, grandes aliados das cacheadas durante a transição”, continua Gilberto Miranda.

A premiada atriz Viola Davis, do seriado How to Get Away With Muder, é uma das que apostam nos utensílios para cuidar dos cabelos crespos. Adepta das extensões e perucas por muitos anos, ela passou pelo big chop e, cada vez mais, aparece nas premiações com o seu cabelo natural. Em setembro do ano passado, Viola deixou os apliques de lado para comparecer à cerimônia do Emmy Awards, conhecido como o Oscar da televisão, onde ganhou o prêmio de Melhor Atriz. Ela foi a primeira atriz negra a conquistar o título e fez um discurso emocionado sobre a importância da representatividade em Hollywood.

Por Maiara Melo

Postar um comentário

0 Comentários