Propaganda

Últimas Notícias

Dez curiosidades sobre a cerveja artesanal‏



A cerveja artesanal caiu de vez no gosto dos brasileiros. Só em Pernambuco, no último ano, surgiram pelo menos seis cervejarias oficiais, entre elas a DeBron Bier. “Esse crescimento fez com que as pessoas quisessem conhecer mais sobre a bebida, o que tem impulsionado ainda mais a produção”, explica Thomé Calmon, um dos sócios, que separou dez curiosidades sobre a bebida.


1 – Apesar de hoje ser atribuída mais ao universo masculino, a cerveja foi inventada e inicialmente produzida apenas por mulheres. Só ao perceberem a rentabilidade da bebida, foi que os homens entraram em cena.


2 – A Lei da Pureza Alemã completou, no dia 23 de abril, 500 anos de existência. Ela diz que a boa cerveja contém apenas água, cevada, lúpulo e levedura na composição e é utilizada até hoje na fabricação de mais de 100 tipos de cerveja.


3 – As três maiores escolas cervejeiras do mundo são a Alemã, Belga e a Inglesa, que continuam influenciando cervejarias do mundo inteiro.


4 – A espuma da cerveja é responsável por manter o sabor característico do estilo, o amargor, a temperatura, assim como ajuda na liberação do aroma. Cervejas que não formam espuma podem estar com defeito de fabricação. Copos mal lavados ou com resíduo de detergente, gordura e até batom também podem atrapalhar a formação da espuma.


5 – As cervejas artesanais exigem copos apropriados para cada estilo. É ele que ajuda a preservar o colarinho, assim como outras características próprias da bebida. A tulipa, também chamada de copo “Pilsener” serve a cerveja do tipo Pilsen. A caldereta é voltada para as cervejas escuras, como a do tipo Pale Ale. E o copo Weizen leva o mesmo nome do estilo que serve. São taças grandes e altas, para comportar toda a bebida da garrafa (500ml) e ainda deixar o espaço para a extensa espuma.


6 – As garrafas de cerveja são, em sua maioria, marrons, porque ajudam a proteger o liquido dos raios ultravioletas, preservando o sabor e o aroma da bebida.


7 – Elemento base da produção da cerveja e considerada a alma da bebida, o malte é um cereal germinado e ressecado, responsável pelos aromas, sabores e cores característicos. É também da função do malte fornecer açúcares e nutrientes. Estes açúcares serão utilizados pelas leveduras (fermento), prin cipalmente, para a produção do álcool e do gás carbónico e demais reações derivadas da fermentação. Existem vários tipos de maltes, entre eles os mais comuns são o de trigo, cevada e centeio.

8 – A bebida alcoólica mais consumida no mundo também é saudável. De acordo com pesquisas realizadas pelas universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e outras instituições espalhadas pela Finlândia, Espanha, Reino Unido, e Grécia, entre os benefícios estão a redução do risco de ataque cardíaco e pedra dos rins, aumento do bom colesterol, prevenção à osteoporose e diabetes, combate à insônia e ansiedade, melhoramento da circulação e digestão e redução do risco de Alzheimer.


9 – O chope artesanal pode ser conservado em um recipiente chamado Growler, uma garrafa de vidro em formato de galão que é uma tradição consolidada nos Estados Unidos e vem ganhando força no mercado brasileiro. Consegue conservar a bebida por até 5 dias, sem alterar o sabor e o aroma. O growler surgiu por volta de 1800, nos Estados Unidos, para os que queriam transportar o chope em menor quantidade e para consumo próprio, visto que a bebida era comumente comercializada em barris.


10 – Nem sempre a cerveja mais gelada é a melhor, existem temperaturas ideais para cada estilo, algumas chegando a serem consumidas, de forma ideal, em temperatura ambiente.


Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.