Header Ads Widget

A partir de qual idade é possível fazer a cirurgia de otoplastia?

Foto internet meramente ilustrativa


A otoplastia, ou cirurgia plástica das orelhas, é o procedimento cirúrgico que visa corrigir imperfeições nas orelhas. É realizada, principalmente, para corrigir casos de orelha de abano, situação considerada comum para muitos, mas que pode trazer diversas consequência para a pessoa.
A orelha de abano acomete cerca de 2% a 5% da população e é caracterizada quando o órgão possui uma distância muito grande em relação ao crânio, geralmente, acima de 2cm de distância já é possível considerar como orelha de abano.  A pessoa que nasce com orelhas de abano não corre o risco de desenvolver nenhum problema de saúde ou relacionado à audição, contudo, os problemas psicológicos causados devido à discriminação e brincadeiras de mau gosto pelos quais ela irá passar podem surgir. A cirurgia de otoplastia é o único tratamento que poderá resolver a orelha de abano e pode ser realizada enquanto a pessoa ainda é pequena.

Como é feita a otoplastia?

O procedimento de correção de orelha de abano pode variar de acordo com a intensidade do caso, ou seja, dependendo do grau de distância da orelha com relação à cabeça da pessoa ela pode ser considerada mais ou menos grave. De uma maneira geral, a cirurgia plástica de orelha não é um procedimento complexo. Nos casos de orelhas de abano, o órgão não possui reentrâncias nem saliências, que são características comuns em orelhas comuns. É devido a essa ausência de relevos que a orelha fica aberta. Para diminuir a angulação entre a orelha e o crânio do paciente o cirurgião plástico realiza uma incisão vertical atrás da orelha, descola a pele e modela a orelha do paciente, desenhando as saliências na cartilagem. A pele é esticada por cima do novo desenho da orelha e é removido o excesso de pele, que é costurada à cabeça.

Qual a idade ideal para realizar a otoplastia?

Não existe uma idade aconselhada como ideal, contudo, especialistas em cirurgias plásticas orientam que os pais aguardem até a criança completar, no mínimo, cinco anos de idade, pois, nessa fase, a orelha já estará cerca de 85% desenvolvida. Muitos profissionais da área de cirurgia plástica preferem aguardar até os 7 anos, já que, por mais que sejam dois anos a mais, nessa idade a orelha já atingiu 95% do seu desenvolvimento, diminuindo os riscos de precisar de alguma reparação anos mais tarde. Caso um adulto também desejar realizar o procedimento de correção da orelha de abano por meio da otoplastia, também é possível. Independentemente da idade ou da complexidade da cirurgia plástica, o ideal é buscar sempre um cirurgião plástico confiável. Informe-se antes.

Postar um comentário

0 Comentários