Últimas Notícias

Brasil põe em vigor de forma obrigatoria o acordo ortográfico do português



O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que foi assinado pelos países de língua Portuguesa, em 1990, a fim de unificar a ortografia, entrou em vigor no Brasil hoje (1 de Janeiro), com carácter obrigatório. O acordo, que unifica e simplifica a maneira de escrever o Português nos oito países onde a língua é oficial, começou a ser implementado em 2009 no país sul-americano, mas até agora não era obrigatório. A previsão inicial era que as regras fossem formalmente implementada a partir de 1 de janeiro de 2013, mas depois de várias controvérsias e críticas por parte de linguistas, o Governo decidiu adiar a sua obrigação até o primeiro dia de 2016. Unificação ortográfica portuguesa foi acordado em 1990 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Timor Leste que aderiu ao acordo em 2004, após a independência.

Apesar da assinatura do acordo, cada um dos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa tem autonomia para definir a data de ratificação, entrada em vigor e implementação de normas obrigatórias. O Brasil é hoje o terceiro dos oito países que aplicam as normas obrigatórias, juntamente com Portugal e Cabo Verde. A reforma ortográfica estabelece 20 bases em cerca as mudanças de língua portuguesa, como remover o trema, novas regras para o uso do script, incluindo as letras "k", "w" e "y" no alfabeto , aumentando de 23 para 26 sinais gráficos, bem como novas regras de acentuação. De acordo com o Ministério da Educação, o acordo alterou a 0,8% das palavras do idioma Português no Brasil e 1,3% em Portugal.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.