Propaganda

Últimas Notícias

Sonora Brasil do Sesc apresenta Quebradeiras de Coco Babaçu no Galpão das Artes




Projeto Sonora Brasil – Formação de ouvintes musicais dia 21 de novembro às 20h, no Ponto de Memória Galpão das Artes em Limoeiro / 22 de novembro no Auditório da Escola Severino Farias em Surubim Grupo Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão. Em sua 18ª edição, o Sonora Brasil apresenta o tema “Sonoros Ofícios – Cantos de trabalho” tema que circular por todo o país em 2015 com a participação de quatro grupos musicais. O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. O tema irá abordar exemplos de prática de cantos de trabalho ainda vigentes em alguns estados do Brasil, com predomínio da região Nordeste, e terá um grupo representante de um segmento que produz repertórios a partir de pesquisas acadêmicas. 

O grupo é formado por oito mulheres que trabalham na quebra do coco babaçu desde a infância e hoje também exercem o importante papel de liderança na defesa e valorização do trabalho das quebradeiras, na preservação e na garantia de acesso às áreas de ocorrência da palmeira do babaçu. Sua formação reflete a abrangência geográfica do trabalho desenvolvido pelo Movimento das Quebradeiras contando com a participação de representantes das seis regiões onde a instituição possui representação. São elas: Dora, Moça e Silena, de Lago do Junco (MA); Nice, de Penalva (MA); Dijé, de São Luís Gonzaga (MA); Iracema, de São Domingos do Araguaia (PA); Francisca Lera, de Esperantina (PI); e Nonata, de São Miguel (TO).

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.