Header Ads Widget

Claro libera WhatsApp, Facebook e Twitter de graça, mas como isso funciona?



Na ultima segunda-feira passada (15/06), clientes da Claro tiveram a grata surpresa de saber que já poderão usar o WhatsApp, Twitter e Facebook sem que isso desconte da franquia diária ou mensal de dados. Isso vale para planos pós-pago, pré-pago e controle. Repare que o acesso é gratuito, não ilimitado. Como isso funciona, exatamente? Dando uma olhada no regulamento – algo que você sempre deveria fazer – é possível ver os principais detalhes e limites da promoção. O acesso gratuito ao Facebook é feito através do site m.facebook.com ou pelo app para Android, Windows Phone, iPhone e Java. Vale notar que o app do Messenger não está incluso na promoção: se você quiser bater papo sem gastar nada, melhor usar só o WhatsApp. Se você assistir a vídeos ou acessar jogos, isso será descontado da sua franquia – mesmo que eles estejam dentro do Facebook. O mesmo vale se você clicar em um link que leve você para fora do Facebook. Quanto ao WhatsApp, o acesso também é gratuito nos apps para Android, Windows Phone, iPhone e Java. Você pode baixar vídeos e imagens, mas há uma restrição: se você fizer chamadas dentro do WhatsApp, as ligações serão descontadas da franquia. O Twitter é o mais limitado: o acesso será gratuito apenas se você acessar m.twitter.com – você não pode usar gratuitamente o app. As limitações para links externos e vídeos também valem aqui. O mesmo vale para “acessos automáticos realizados por meio de configurações do aparelho do cliente”: por exemplo, se o sistema atualizar o app do Facebook, isso será descontado da franquia.

 Bônus: Mesmo com essas limitações, o acesso gratuito não é ilimitado: ele depende do seu plano. É assim:

Pacote Diário 10 MB/15 MB/30 MB: bônus de 50 MB exclusivos para FB/Twitter/WhatsApp
Pacote Mensal 300 MB/600 MB: bônus de 500 MB exclusivos para FB/Twitter/WhatsApp
Plano Controle 49/52: bônus de 500 MB exclusivos para FB/Twitter/WhatsApp
Plano Claro online Max: bônus de 500 MB exclusivos para FB/Twitter/WhatsApp
A Claro avisa que “os demais Planos Pós Pago não são elegíveis”.

Caso você consuma todos esses bônus, o acesso será descontado da sua franquia. Quando ela acabar, o acesso é bloqueado – a menos que você pague por um pacote adicional. E não tente abusar da promoção: caso a Claro identifique mau uso ou fraude, ela poderá “reduzir a concessão dos benefícios ou mesmo excluí-los”, e o cliente “ficará impedido de cadastrar o referido número em outra promoção pelo período de 180 dias”. A promoção vale por um período de 3 meses, “prorrogável à critério da Claro”.

Problemas: Normalmente, quando se critica que operadoras ofereçam acesso gratuito a um serviço – como a TIM faz com o WhatsApp há algum tempo – menciona-se um argumento de neutralidade de rede. Quando você trata conteúdo de forma desigual, isso pode prejudicar desenvolvedores de outros sites ou apps. Segundo o Marco Civil da Internet, provedores de internet não podem oferecer planos com acesso privilegiado (ou restrito) a determinados sites. Aqui, há também outro problema: a promoção tem diversas restrições que você precisa driblar se não quiser consumir a franquia – não usar Messenger, não abrir links, não usar o app do Twitter etc. Não é a primeira vez que isso acontece. É como se as operadoras quisessem que a gente gastasse mais com internet…

Leia mais em http://gizmodo.uol.com.br/claro-turbinada-detalhes/

Postar um comentário

0 Comentários