Header Ads Widget

Atentado ao Blogueiro Ed Soares obtém atenção do Estado. Já a mídia comercial se omite



Para a AblogPE, atentado ao blogueiro Ed Soares tem fortes evidências de pistolagem e motivação política.

 Já recebeu alta do Hospital da Restauração o blogueiro pernambucano Edmilson Soares de Oliveira, de 37 anos, vítima na noite do último dia 17 de junho de um atentado à bala, quando se encontrava na porta de sua residência na cidade de Barreiros, Mata Sul do Estado. O blogueiro Ed Soares, como é conhecido, veicula matérias que refletem um trabalho de fiscalização do poder público, denunciando precariedades nos serviços públicos ofertados à população e fazendo críticas constantes às ações da gestão local.  Diretores da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) estiveram reunidos com representantes do Governo do Estado para solicitar empenho da Polícia Civil na elucidação desde atentado. O Secretário de Imprensa, Ênnio Benning (centro na foto), assegurou que o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social, cobrou empenho na investigação e tem acompanhado com atenção este caso. 

Blogueiro Ed Siares
As publicações de Ed Soares em seu blog já haviam causado reações como perseguição, campanhas para desqualificá-lo e ameaças pela Internet. Uma postagem datada do final de março deste ano contém um relato de Ed sobre ligações telefônicas e mensagens SMS anônimas que perturbavam a ele e à sua família. O blogueiro, porém, não teria cedido ao clima ameaçador e continuou atuante. Recentemente, seu blog divulgava a falta de transporte escolar para crianças da zona rural de Barreiros, ao tempo em que questionava um leilão de automóveis pertencentes à prefeitura e chamava atenção para a crescente contratação de serviços de locação de carros pela administração municipal. 

Flávio Sorolla, titular da Delegacia de Barreiros, em contato por telefone, declarou à Associação dos Blogueiros que o Inquérito Policial foi aberto sob o número 109/2015 e tem sido encarado como tentativa de homicídio. “As investigações estão correndo e vamos colher os depoimentos da vítima e da esposa dentro dos 30 dias previstos para apuração. O caso tem sido tratado como prioridade, apesar de nossa grande demanda aqui”, declarou o Delegado. 

Jornais e TVs ignoram o atentado: Se a solidariedade a Ed Soares, a cobrança junto às autoridades e a preocupação com as liberdades de opinião e expressão dão o tom do discurso da blogosfera pernambucana, os veículos da imprensa tradicional se omitiram quase por completo. A avaliação parte do site OmbudsPE, corroborada também pela AblogPE. As edições impressas do Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio dos dias 18 e 19 de junho não noticiaram o caso ou sequer apresentaram uma nota nas suas colunas sobre o ocorrido. O mais próximo que chegaram foi noticiar, na edição de quinta-feira do DP, o adiamento do julgamento dos três policiais militares acusados pelo assassinato de Jota Cândido, radialista e vereador de Carpina. Mas nem o fato de se passarem já dez anos desde o crime, nem o “sumiço” dos registros das ligações telefônicas realizadas pelos réus – provas que poderiam ligá-los aos vinte tiros disparados na execução do comunicador – foram capazes de fazer o jornal ir além da nota de quase 80 palavras, colocada no canto da página A7.

A exceção sobre o atentado a Ed Soares, porém, fica por conta de uma única matéria publicada no site do JC. O texto omite o teor do trabalho de Ed em seu blog e, assim, não se tem qualquer referência que permita ao leitor conceber a possível motivação política do crime. A perspectiva de “crime comum” ainda é corroborada, na matéria, pelo destaque a um vídeo do deputado federal Daniel Coelho (PSDB), o qual exibe sua fala de um minuto feita no plenário da Câmara dos Deputados em que se apresenta o caso como consequência da criminalidade que assola a região. Até mesmo os programas policialescos produzidos pelas emissoras locais, que fazem da violência sua razão de existência, demonstraram uma estranha apatia frente à tentativa de assassinato de Ed Soares. Nos trechos dos telejornais disponibilizados pela Internet, apenas no Bronca Pesada, apresentado por Joslei Cardinot, foi encontrada uma menção ao caso. O famoso apresentador, tão experiente em explorar crimes com potencial repercussão, dá a notícia com uma frieza atípica, sem mudar o tom da voz. Em cerca de vinte segundos, diz que o blogueiro sofreu um atentado em frente à sua casa e está no Hospital da Restauração. Não há matéria sobre o caso, somente a usual sonoplastia de tiros e sons de veículos em arrancada.

O comportamento dos veículos de comunicação citados não condiz com o tratamento que merece o fato. Sequer há demonstração do interesse das editorias em repercutir na opinião pública a ocorrência do atentado, ato que se apresenta como a quase consumação do extremo a que podem chegar as várias ameaças dirigidas a comunicadoras e comunicadores: a execução de pessoas para que não falem sobre o que devem, e têm o direito, de falar. Ed Soares difunde em seu blog as raras informações sobre os fatos sociais e políticos das cidades que estão fora, mas não tão distantes, dos grandes centros urbanos brasileiros. Algo que tende a se tornar cada vez mais escasso frente à incessante concentração da propriedade dos meios de comunicação do País em poucas e grandes empresas. Diante de uma violação tão grave de direitos, à expressão e à vida, a continuidade da omissão da grande mídia pernambucana frente ao caso só tende a apurar a impressão de hipocrisia nos seus discursos quando provocada a se pronunciar sobre direitos e democracia. A liberdade da imprensa pernambucana é, sim, limitada. Mas o é pelo próprio condicionamento que lhe impõem seus proprietários, comprometidos com os fatos que convêm aos seus interesses econômicos e políticos.

Postar um comentário

0 Comentários