Header Ads Widget

Estudo revela que os cães entendem quando falamos com eles



Um estudo revelou que os cães entendem o que seus tutores falam. Quem tem cachorro provavelmente já sabia disso, mas agora os pesquisadores confirmaram que os cães aprendem as palavras que usamos para ensina-los comandos básicos. Victoria Ratcliffe e o Dr. David Reby descobriram que os cachorros compreendem a linguagem humana de maneira similar à nossa.
A pesquisa foi realizada na Universidade de Sussex, com mais de 250 cães, para ver como eles respondiam a alguns comandos falados. Esse teste mostrou que, assim como os humanos, os cachorros usam diferentes partes do cérebro para entender os componentes verbais de uma frase familiar e a emoção e entonação da pessoa que está falando. Victoria Ratcliffe explicou que os humanos usam principalmente o hemisfério esquerdo do cérebro para compreender a parte verbal da fala, e o hemisfério direito para entender as características da voz (se é familiar, masculina ou feminina) e seu conteúdo emocional.

Victoria Ratcliffe estudou a reação dos cães à fala dos humanos.Victoria Ratcliffe estudou a reação dos cães à fala dos humanos. (Foto: Reprodução / Universidade de Sussex) No teste, uma gravação com voz humana era tocada em caixas de som dos dois lados do cachorro. Se o cão virava para a caixa de som do lado esquerdo, isso significava que a informação que ele estava escutando foi processada pelo lado direito do cérebro. Se virava para a caixa direita, o cão estava processando a informação pelo lado esquerdo do cérebro. Quando os cachorros escutavam palavras de comandos que eles conheciam como “vem aqui” mas com uma voz desconhecida, eles viravam para o lado direito. Ou seja, estavam prestando atenção nas palavras. Mas se o comando era feito em uma língua estrangeira ou as palavras eram faladas de maneira errada, os cães viravam pro lado esquerdo. Como as palavras não faziam mais sentido, eles prestavam atenção na intonação.
Victoria Ratcliffe falou sobre o resultado:

Apesar de não podermos afirmar o quanto eles entendem do conteúdo da nossa complexidade verbal, o estudo sugere que os cachorros prestam atenção nas informações contidas na fala humana e que eles compreendem esse conteúdo de uma maneira bem parecida com a dos humanos.

Fonte estudo: Universidade de Sussex


Siga-no em: @PortaldoDog nn Twitter | portaldodog no Facebook

Postar um comentário

0 Comentários