Header Ads Widget

Rádios já podem começar a migrar para novos padrões em 2014

Modelo de um rádio digital vendido no exterior

Já citamos aqui mesmo no Coisas da Vida inúmera matérias sobre a migração das emissoras AM para FM, mas hoje vamos falar de uma assunto um tanto questionável e vai deixar muita gente pensativa. TV digital ou TV em alta definição (TVHD) muitos já ouviram falar, mas rádio FM em HD acho que poucos de vocês já ouviram falar. É verdade que as emissoras AM terão de migrar para FM e tal fato se dá também pelo "falecimento" da TV Aberta analógica que dentro de alguns anos passará a ser toda digital obrigando os telespectadores a abandonarem ou jogarem na esquina mais próxima aquela velha TV e esse também deve ser o destino de seu velho rádio. Daí você pergunta o que a TV tem a ver com o rádio?


Ai nós explicamos de uma forma fácil; O atual sinal analógico da TV aberta brasileira usa uma faixa de frequência em FM estendida que corresponde de 70.1 MHZ até a 87.3 (a depender do rádio)  ou seja vai de uma faixa não utilizada pelos rádios normais e com a migração da recepção analógica de TV para a digital a faixa estendida vai ficar vaga e sobrando, por esse motivo as emissoras em AM ganhariam um novo fôlego, nas grandes cidades isso é essencial, pois a frequência comum já esta lotada de emissoras não há mais espaço que comporte o batalhão das AMs. Hoje, os canais de TV analógicos passam seu áudio pelo sinal FM. O som que recebemos na TV aberta entra na TV pelo sinal de 70 MHz até 87.3 MHZ.  Essa faixa se chama Faixa Estendida do FM. Com a migração de TV analógica para TV digital, o sinal não passará mais pelo FM e essa faixa vai ficar vazia.

Mesmo usando essa faixa do FM, entre 70.1 Mhz e 87.3 Mhz, sobra faixas em FM para novas rádios. Em um futuro próximo todos os rádios já viram de fábrica com as duas faixa inclusa em uma única faixa. Já que tocamos no assunto chamado futuro e migração, vamos relatar também outro fato bem bacana que deverá exigir mais um novo rádio; O Rádio com faixa digital ou seja com uma frequência diferente das duas citadas. No sinal digital a emissora contará com uma única frequência divida em vários canais. Teríamos como exemplo a Cultural FM na frequência 96,3 MHZ que apresenta aos sábados seu especial de sábado e coma frequência digital ela poderia optar colocar no ar dois especiais diferentes, tendo em vista que ela pode ocupar as frequências de 96,3.1....96,3.2... e cada frequência desta representa um canal de áudio diferente que pode ser utilizado pela emissora. Vale frisar que desde o ano 2000 o assunto tramita na Câmara e no Senado, mas a discussão esta longe de se chegar a um senso comum.

Temos como exemplo algumas emissoras de TV que transmitem no sinal digital via parabólica (tomamos como base o receptor Century DSR 1900) que usa dois canis para transmissão, o direito para a programação local e o segundo para informações com os funcionários da emissora. Isso é possível pelo fato do sinal digital nos proporcionar mais de um canal na mesma frequência. A emissora que desejar transmitir em Alta Definição terá de  adquirir um transmissor HD para poder ganha outros sinais com alta qualidade. O que sabe-se até o momento é que o custo da migração é alto e as emissoras terão que desembolsar uma quantia um tanto salgada que deve girar algo em tordo dos meio milhão de reais e sem falar em uma nova concessão a ser adquirida, pois a atual AM não dá direito a ter uma em FM e isso deve ficar pelo menos no valor pago pela concessão AM com as correções atuais. Por exemplo; Quem pagou R$: 150.000 (cento e quinta mil reais) terá que desembolsar este valo mais a correção. Como o gasto é enorme, prevê-se financiamento e diversas formas de pagamento para quem migrar pra ambos os sinais de recepção.


Com o passar dos anos as emissoras irão desligar gradativamente seus retransmissores AM deixando assim a faixa livre que no momento não se tem noticias do que será feito com ela. O mais provável como já citamos aqui no blog é que ela vire faixa de telefonia móvel. Um fato que não ficou bem claro ainda para muita gente foi com relação a potencia, afinal o AM tem sua fama de ser "uma potencia" e seu sinal de origem alcança diversas outras cidades com boa qualidade de recepção. A preocupação maior é com relação ao ganho de sinal, pois ao ganhar qualidade sonora as emissoras perderiam alcance. Um outro fato é que toda emissora AM será uma nova emissora FM e por tanto sua potência será aumentada gradativamente conformo os anos forem se passando. Temos como exemplo a Rádio Jornal que tem uma uma grande potência no AM e vai entrar com baixa potência no FM. Por enquanto esta mudança será onerosa e facultativa, mas que ao passar dos anos passará a ser obrigatória.


Essa mudança será muito boa para "nós ouvintes", afinal também ouvimos rádio, mas o que não se sabe é como será esta audiência daqui para frente, pois um novo mundo vai se abrir e novas emissoras serão descobertas abrindo assim um novo mundo cheio de novidades. Há o público fiel que escuta a rádio pelo conteúdo e não pela qualidade e será nestes ouvintes que as emissoras devem forcar sua migração. Suspeitamos que haverá a "dualtransmição" e deste modo será vinculado anúncios informando a nova frequência em FM de sua AM preferida. Em meio a tantas informações ainda teremos mais uma qu mudará sua forma de ouvir rádio. Teremos rádios com Internet e isso irá incluir o rádio do carro que passará a contar com a conexão de dados 3G ou 4G  depender da transmissão da operadora. Não será tão difícil a bastando para isso "dinheiro" e um bom projeto para por em pratica. A estrategia será a grande arma das novas emissoras em campo "inimigo".


Achamos que até o inicio do ano, já poderemos ter rádio AM pegando no FM. E você também acha possível tal fato já ocorrer logo em 2014? Com relação a Limoeiro, você já acha provável que a Rádio Jornal Limoeiro AM 660 KHZ já migre ou busque meios viáveis de realizar a migração já que  mesma pertence a um grupo forte em Pernambuco, o PCPM, Sistema Rádio Jornal do Comercio. Vamos ver no que tudo isso vai dar. Use os comentários e dê sua opinião relatando para nós sua experiencia e conhecimento sobre o assunto.

Postar um comentário

0 Comentários