Propaganda

Últimas Notícias

Procissão de Santa Luzia acontecerá hoje (13) com muitas mudanças

Foto by Google


Hoje é dia 13 de Dezembro, Dia de Santa Luzia, e para celebrar este dia nossa cidade esta em festa. Desde a ultima terça-feira (10) vem acontecendo as novenas/missas nas duas igrejas de Santa Luzia aqui de Limoeiro. As missas são realizadas simultaneamente nas duas igrejas para que todos possam ter uma maior comodidade e evitar assim o deslocamento dos fiéis que moram longe de uma das igrejas. As paroquias/Pastorais de  São Sebastião e Nossa Senhora do Carmo estiveram a frente do evento religioso dedicado a "Santa da Luz". A tradicional festividade conta neste ano de 2013 com várias novidades e entre elas citamos o novo percurso do trajeto que este ano sai da Igreja de Santa Luzia do Juá seguindo pelas imediações do Ponto Certo, deixando de de lado o Beco da escola Santa Mônica, onde irá contemplar um maior numero de fiéis.  Além da mudança de percurso teremos também outra novidade; a tradicional girandola será lançada este ano do Rio Capibaribe deixando assim a Ponte Nova mais bonita. A celebração eucarística ficará a cargo do pároco de Paudalho, Pe. Limacedo, que junto a outros padres irão realizar a missa na Rua da Linha ao ar livre. Para quem almejar participar basta se dirigir a Rua Antônio Alves Amorim (Bairro do Juá) a partir das 18:30 hs para seguir em procissão  e louvar a Santa Luzia. Você sabe quem foi Santa Luzia; Não! Então vamos explicar rapidamente um pouco de sua história.

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa,1 venerada pelos católicos como virgem e mártir cristã, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração a Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivado de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora.1 É assim a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão. Sua própria festa é celebrada simbolicamente em 13 de dezembro, possivelmente doze dias antes do Natal para indicar ao cristão a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação correspondente para essa importante data que se avizinha.

História da Santa retirado do Wikipédia

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.