Header Ads Widget

Presidenta do Brasil oficializa a migração de rádio AM para FM em decreto assinado hoje (07/11) dia do Radialista

Foto Antônio Cruz/ABR



A "presidenta" do Brasil, Dilma Rousseff, presenteou a todos os radialistas do Brasil em seu dia com a assinatura do decreto que permitirá às emissoras de rádio que operam na frequência AM migrarem para a frequência FM. A assinatura foi realizada durante a cerimônia no Palácio do Planalto. Este já era um pedido antigo do setor em especial das emissoras do interior, com essa migração será possível a melhoria no sinal e na qualidade dessas emissoras. A ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV) avaliou que cerca de 1,8 mil rádios AM, equivalente a 90%, devem migrar para a nova frequência em FM. Em seu discurso após assinatura do decreto, Dilma ressaltou a importância desta migração para as emissoras e para os ouvintes, pois ambos irão ganhar e muito. Um dos principais fatores da migração é gera também a mobilidade para as emissoras de Amplitude Modulada, pois passaram a ser captados por celulares e tabletes sem a necessidade de aplicativos ou conexão de dados/wi-fi.


Essas novas emissoras passaram a funcionar nas frequências que vão de 76,0 a 88,0 e quem desejar fazer a migração poderá solicitar a partir do 1º dia de 2014, mas não será assim de bola que será feita a migração, pois haverá uma avaliação por meio da ANATEL para ver a viabilidade da frequência. Para as cidades do interior a migração será mais fácil  bastando ter apenas o espaço da frequência disponível. Serão usadas as frequências dedicas as TVs 5 e 6 que serão desativadas, possibilitando assim a abertura de mais de 100 canais para novas emissoras. A perca de ouvintes por conta da má qualidade do som foi um dos principais fatores que levou a se pensar na migração. Um problema que acabou surgindo foi com relação aos aparelhos de rádio, afinal eles não serão compatíveis com novo sistemas e por tanto um novo rádio deverá ser adquirido pelo ouvinte, mas você pode estar se pensando em quem vai bancar o prejuízo, mas vale lembrar que as emissoras também terão os seus, afinal todo parte de transmissão terá que ser trocada, afinal para a nova transmissão o equipamento velho não servirá.

Haverá intensivo para que as rádios migrem e possam comprar seus equipamentos. A Rádio Jornal Recife realizou um debate onde o tema foi todo destrinchado e muitas duvidas foram tiradas. Falou-se ainda que tem tiver algum rádio comprado fora do país poderá ter a sorte dele já vim com o padrão adotado pelo Brasil. As fabricantes de rádios já devem se mobilizar para a produção de aparelhos com este novos padrões e para smartphones devem surgirem atualizações para que o tocador de rádio possa capitar a nova frequência. Aqui em Limoeiro a Rádio Jornal será a principal beneficiada que deixará de lado a já consagrada 660khz para assumir alguma frequência nos mhz. O que você achou da mudança? Dê sua opinião usando nossos comentários

Postar um comentário

0 Comentários