Header Ads Widget

Cine Galpão Na Rua E Cultura Popular despede-se neste domingo ( 29 ) na Praça da Bandeira

Garantir o acesso gratuito às produções culturais é nada menos do que realçar o que a constituinte prever. Portanto, este acesso previsto endoça a importância do lazer, da higiene mental e sociologicamente refere-se ao direito de vivermos em grupo fazendo cultura. Nossa gente nordestina e em especial pernambucana precisa de oportunidades sempre que reúnam linguagens culturais em um só momento. Consciente disto, que o Centro de Criação Galpão das Artes planejou e aprovou junto ao funcultura o projeto de nome Cine Galpão Na Rua E Cultura Popular. Uma iniciativa que mescla música, teatro , cinema e por fim roda de diálogo discutindo tais linguagens e seus sentidos. Diante da carência que os interiores possuem, implementou-se o projeto Cine Galpão na Rua e Cultura Popular, que leva sessões de audiovisual e apresentações de cultura popular para diversos bairros da cidade, com população aproximada de 55 mil habitantes. O projeto considera que “o cinema é um meio de comunicação social, de diversão e um poderoso instrumento de cultura e formação de idéias”.

As exibições são executadas em DVD com projetor de alta definição e telão, afirma o coordenador do Centro de Criação Galpão das Artes, Fábio André. Os filmes são selecionados para gerar interesse em pessoas de diversas faixas etárias, da criança ao idoso, que podem contextualizar os filmes com suas vidas, seus sonhos e suas possibilidades. Após os filmes, artistas e grupos de cultura popular do Agreste pernambucano se apresentam, finalizando a programação.  De acordo com o produtor do evento Fábio André, a interação entre as linguagens – audiovisual e cultura popular - amplia o alcance sócio-cultural da intervenção. Por isso, o projeto foi pensado prioritariamente para bairros onde há vulnerabilidade social, com objetivo de oportunizar o aproveitamento do espaço público como local de vivências coletivas e de promoção da auto-estima das comunidades.

As localidades visitadas foram Morro da Braúna, Coqueiros, Bairro João Ernesto, Bairro São Jorge, Bairro Nossa Senhora de Fátima, Congal, Loteamento Santana e Loteamento Morada Nova. A intervenção cineclubista itinerante acontece sempre às 19:30 h dia 28 de setembro, no sábado na praça da biblioteca do SESI e no domingo dia 29, na praça da Bandeira . Nestes dois lugares teremos a apresentação do espetáculo Mané Gostoso, dirigido por Charlon Cabral e as exibições dos filmes Terra de Gigante , da diretora  e jornalista Ana Paula e outro é Vida Maria do diretor Márcio Ramos. Para realização do projeto o Centro de Criação Galpão das Artes contou com o patrocínio do funcultura, Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco, além do incentivo da Prefeitura de Limoeiro.

Postar um comentário

0 Comentários