Header Ads Widget

Projeto CINE Galpão na rua é cultura popular



A interação entre o filme e a cultura amplia ainda mais o alcance e as conseqüências sócio-culturais que foram percebidas. O Cinema é um meio de Comunicação Social, de diversão e um poderoso instrumento de cultura e formação de idéias ao alcance de todos. 

O  município de Limoeiro, localizado no agreste setentrional de Pernambuco, distante 77 km da capital,com uma população aproximadamente de 65 mil habitantes, tendo em sua maioria um índice maior no perímetro urbano do que na zona rural sinaliza o ócio comum a qualquer cidade interiorana do nordeste. Valendo-se de que, com a chegada de qualquer atrativo diferente quando o assunto é entretenimento e lazer é sempre bem acolhido e com um público sempre surpreendente. Pois, o povo também gosta do que é bom. E não seria diferente com a linguagem do cinema. A tela grande no meio da rua passa ser um atrativo bem convidativo inicialmente. E se oportunizado com atrações artísticas antecipadamente difundidas, torna-se ainda mais freqüentado.

Os bairros e as ruas deste município carecem de fortalecimento nas vivências coletivas já pré-existentes que garantem uma excelente execução quando também sintonizadas com escolas existentes nestas localidades.

 As exibições serão de alcance popular onde da criança ao idoso se sentirão contemplados e melhor ainda com voz e vez para contextualizar os filmes com suas vidas, com seus sonhos e com suas possibilidades.

  A intervenção artística de caráter cineclubista com interação de linguagens no meio da rua otimiza e trata a auto estima das pessoas .

O Projeto “Cine Galpão Na Rua e Cultura Popular ” levará a Sétima Arte aos diferentes lugares e extratos sociais de variados níveis de instrução e de diversas idades com  exibição de filmes nacionais . Produzidos para o Cinema em espaço público, em princípio para pessoas de bairros onde a vulnerabilidade social e o risco predominam, onde não possuem cinema próximo as suas residências e nem condições financeiras para freqüentar as salas de exibições dos Shoppings Centers.

As exibições serão executadas em DVD’s, através de projetor de alta definição e com telão já de propriedade do Centro de Criação Galpão – Pontinho de Cultura e também Ponto de Memória.


O que é o Cine Galpão Na Rua E Cultura Popular ?

Circulação com dez exibições de audiovisuais em dez bairros do município de Limoeiro, agreste setentrional de Pernambuco, acompanhados também de dez apresentações artísticas na linguagem de cultura popular predominantemente da própria região do agreste pernambucano.

Intinerando em dez bairros do município de Limoeiro apresentando dez exibições acompanhadas de  apresentações artísticas de cunho popular promovendo o acesso gratuito a cultura enquanto direito constitucionalmente garantido.

O projeto acontecerá de 22 de agosto a 30 de setembro do ano em vigor.

Quais são estes dez localidades de Limoeiro que serão visitados com o projeto ?

·         Serra da Braúna

·         Coqueiros

·         Bairro da Congal

·         Bairro da COAHB NOVA

·         Bairro do Alto de São Sebastião

·         Centro da cidade – praça da Bandeira

·         Loteamento Santana

·         Rua  da Barriguda

·         Loteamento Morada Nova

Projeto OFICINA DE CONFECÇÃO MANÉ GOSTOSO – O FIO DA BRINCADEIRA

A infância deve ser lembrada pelo tempo de brincar. Outrora, no quintal de casa, na escola, no meio da rua, brincadeiras e brinquedos ganhavam diversas funções. Sabe-se que o tempo associado  às ofertas da tecnologia promoveram a diminuição do ato de brincar na infância. Brincar foi substituído pelo jogar eletronicamente de forma compulsiva e individualista. Desta forma, os brinquedos populares foram desaparecendo da feira, do meio de rua e do quintal da casa. E com isso, desaparece também o hábito de construir, de montar e criar o seu próprio brinquedo e brincavam com ele.

Brincar é um direito que foi garantido por lei no final da década de 1950, na Declaração Universal dos Direitos das Crianças, documento elaborado pela UNICEF/ONU. Diz o princípio VII - Direito à educação gratuita e ao lazer infantil: “(...) A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras, os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.” Acredita-se que hoje o espaço escola seja o mais fiel e autêntico para difundir o escoamento da prática e confecção do brinquedo popular símbolo da infância que é o Mané Gostoso. Contudo, educadores atualmente inovam suas práticas de sala de aula com diversos projetos educacionais. E se apropriando do elo entre o artesão e a pedagogia do brincar celebraríamos uma aliança entre educação e cultura perpetuando a garantia da tradição do brinquedo – símbolo da infância, o Mané Gostoso.

Qual o objetivo do projeto e contempla que público ?

Promover condições essenciais para o desenvolvimento sustentável em benefício das gerações atuais e futuras do brinquedo popular Mané gostoso,através de sua proteção, difusão e manutenção dirigida ao único artesão limoeirense que produz o tradicional invento infantil , que também é um produto  artesanal.

QUANTIDADE: 25 ( vinte e cinco ) educadores

PÚBLICO-ALVO:  Vinte e cinco – 25 - educadores de Limoeiro, considerando entre eles oito educadores da rede municipal, oito educadores da rede estadual, cinco educadores sociais dos programas sociais -  e quatro vagas para associações comunitárias deste município.

Projeto Mané Gostoso e o Vaivém do Lúdico

 A criança tem o direito de brincar. Assim como, também lhe é garantida o acesso gratuito à escola. Portanto, identifica-se que tais direitos ainda são violados ou garantidos de forma que não se apresenta de forma plena. O direito de brincar é substituído ainda pela força do trabalho e pela lei da sobrevivência. O acesso aos brinquedos ficou ameaçado ora pelo trabalho e ora pela oferta dos tecnológicos que não estimulam a imaginação e a criatividade. A hora de brincar é um momento de interação social onde se aprende cumprir regras, se respeitar, noções de coletivo e criar alternativas, como um cabo de vassoura que se transforma em um cavalo de raça bonito e ágil.

      Em que consiste o projeto  ?

Oficina de confecção e montagem do brinquedo popular e quinze apresentações da contação de história Mané Gostoso pelo grupo de teatro da instituição nas zonas rural e urbana beneficiando áreas que apresentem características de vulnerabilidade e risco social no município de Limoeiro.

Promover condições essenciais para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação em benefício das gerações atuais e futuras do brinquedo popular Mané Gostoso, através de sua proteção, difusão e manutenção dirigida ao único artesão limoeirense que produz o tradicional invento infantil associando a contação de história ao brinquedo que também é artesanato.

O projeto acontecerá de 22 de agosto a 31 de outubro do ano em vigor.

Postar um comentário

0 Comentários