Header Ads Widget

Paixão de Cristo de Limoeiro prepara estreia cheia de novidades para comemorar os seus 10 anos

Temporada 2013 do espetáculo se estende até dia 30 de Março no interior de Pernambuco.


Quando concebida á 10 anos atrás a “Paixão de Cristo de Limoeiro”, realizada desde o inicio no agora Centro Cultural Ministro Marcos Vinicios Vilaça, em Limoeiro, no Agreste Pernambucano, e com realização da Caravana do Palhaço Xililique, na Direção do George Pestana, sempre teve como meta maior despertar em cada um a fé existente e promover a evangelização, contando com a ajuda de voluntários que integram o elenco e a parte técnica do espetáculo.

No entanto os idealizadores da Paixão de Limoeiro, não tinham noção da provável proporção que esta ideia iria tomar. Considerada uma das maiores paixões do interior pernambucano, esse projeto nunca foi ambicioso, uma prova disso é a encenação do espetáculo ser feita não ao ar livre, mas sim num Palco, tipicamente conhecido como Palco Italiano, mantendo limites, mas sempre narrando à história verdadeira das últimas horas de vida de Jesus Cristo - sua crucificação e a posterior ressurreição.  Com esse pensamento e comportamento que deu tão certo, a montagem chega, em 2013, à 10ª temporada ininterrupta. As apresentações começam nesta segunda-feira (25) e seguem até o dia 30 de Março.

Quando falarmos em Paixão de Cristo, é preciso citar algumas das encenações que são referência dentro do nosso estado, com por exemplo a “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém” , realizada no maior teatro ao ar livre do mundo, e vista por milhares de espectadores a cada ano. Contudo, uma iniciativa do Governo de Pernambuco, da Secretaria de Cultura e da FUNDARPE, vem reforçando e valorizando ainda mais o período pascal em nosso Estado. Em seu quinto ano, o Edital Pernambuco de Todas as Paixões, vem garantido a realização e a manutenção das paixões. Em Limoeiro, pelo terceiro ano a Paixão de Cristo, é aprovada e receberá o patrocínio do Estado, o que proporcionará ao público antes de tudo, uma experiência singular no que diz respeito ao bem cultural, ou melhor ao consumo tradicional do teatro unido ao proposito de evangelizar, tudo isso com acesso gratuito.

E se no principio, a encenação contava apenas com a participação de parentes, amigos e voluntários, hoje a Paixão de Cristo de Limoeiro, conta com mais pessoas interessdas a participar do espetáculo. É uma produção com mais de 100 integrantes, entre Diretor, Técnicos, Elenco e Produção, sempre mantendo viva a chama do voluntariado. Hoje se formos citar nomes conhecidos que já integram ou integraram nosso elenco, podemos citar entre outros: a professora e ex- vice-prefeita, Virgínia Aquino; o grande Desportista, a ex-vereadora Dr. Silvia Arruda, Jaime Salvador (que assume a personagem de Anás), o ator e atual Secretario de Cultura e Juventude, Radaméis Moura (que assume a personagem do Conselheiro), entre outros.

No entanto, mais uma vez, os Limoeirenses e todo o público que vier conferir nosso espetáculo verão novidades, no figurino, na iluminação, no roteiro do espetáculo, na plástica da encenação, além de tudo estarão promovendo ainda mais a política de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Durante todas as sessões da temporada, haverá serviços tradução em Libras. Com isso o evento mostra que a cada ano vem crescendo e mostrando porque aos poucos vai se tornando referência dentro do Interior de Pernambuco. Para que isso aconteça instituições, empresas e personalidades como a Casa Primor, a Cia. de Eventos Lionarte, o Lapon, a Prefeitura de Limoeiro, além de todo o comércio local, que incentivam e contribuem para o desenvolvimento cultural e turístico de Limoeiro. 

Então você já sabe. De 25 a 30 de Março de 2013, no Centro Cultural Ministro Marcos Vinicios Vilaça, na Praça da Bandeira, em Limoeiro, a FUNDARPE, Secretaria de Cultura e o Governo de Pernambuco, juntamente com a Caravana do Palhaço Xililique, tem a honra de convidar a todos para assistir o nosso espetáculo. Sempre começando às 20h30min, e com os ingressos gratuitos, distribuídos a cada dia a partir das 10 horas da manhã, no local da apresentação.


Por Luiz Neto

Postar um comentário

0 Comentários