Header Ads Widget

“Sons, aromas, gestos, recordações… Situações tiradas do baú das memórias dão vida a novas e velhas histórias no Agreste de Pernambuco”.



O olhar e a sensibilidade estética tornam-se imprescindível no ensino da arte, é através desse aperfeiçoamento do ver e sentir que crianças, jovens e adultos são conduzidos a uma sensibilização e transformação interior.
O projeto intitulado Um Olhar Lúdico Sobre o Quintal, vem buscando esse foco estético há exatamente quatro anos na cidade de Limoeiro. 

Tudo começou com o olhar e o pensamento de investigação do arte-educador Charlon Cabral, personagem que conduz a reflexão, e que de forma zelosa mantém um ritmo de pesquisa com esse trabalho de formação. O trabalho de arte-educação vem sendo reconhecido em Pernambuco e até fora do estado, como mais uma ferramenta de alfabetização dos sentidos, quando de forma brilhante já conquistou três importantes incentivos culturais, a exemplo do FUNCULTURA, BNB CULTURAL e Prêmio Agente Jovem, título concedido pelo Ministério da Cultura.

A condução desse trabalho lúdico tem olhares voltados para estética do fazer artístico, quando o próprio arte-educador de forma prática proporciona aos participantes uma viagem sensorial através dos sentidos criando dessa forma um processo de resgate das memórias infantis, daí  por diante muitas histórias, músicas e poesias são postas em jogo, pois o trabalho é conduzido através de jogos e dinâmicas que levam a novas e velhas histórias. 

Depois de muitas idas e vindas pelo Interior de Pernambuco e até fora do estado, a exemplo de Bahia e Ceará, o projeto pesquisa ganha outros rumos, dessa vez o Agreste Setentrional de Pernambuco irá receber através do patrocínio do BNDES e Banco do Nordeste a visita do trabalho cultural. Serão dez cidades onde a oficina de capacitação irá aportar, o foco do projeto é criar multiplicadores junto a educadores sociais do PETI e do Projovem, criando então uma rede de pensadores sobre a importância da arte nas atividades cotidianas de crianças e adolescentes no interior de estado.       

Postar um comentário

0 Comentários