Header Ads Widget

Implante na retina oferece visão artificial para pessoas cegas [vídeo]


Pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, vêm trabalhando em um implante de retina que poderá garantir a visão parcial para deficientes visuais. Conforme o documento publicado no site The Royal Society, o sistema Alpha IMS já foi testado em 9 pessoas, sendo que 8 delas tiveram a vista parcialmente restaurada.

O sistema Alpha IMS consiste nos seguintes componentes:

* Uma rede de 1.500 eletrodos é implantada embaixo da retina do paciente;
* Eles são conectados a um microchip que envia os sinais para o cérebro;
* Há um elemento atrás da orelha que permite regular o brilho;
* Todo o sistema é alimentado por uma bateria sem fio;
* O funcionamento do implante é bem semelhante ao da visão humana:

* Os eletrodos detectam a presença de raios luminosos que vêm de encontro aos olhos;
* As informações são enviadas para o microchip;
* O componente inteligente repassa os dados para o cérebro;
* O cérebro interpreta a imagem e a pessoa consegue enxergar em preto e branco.
* Um sistema brilhante que não pode ajudar a todos

É importante notar que, além de oferecer boa visibilidade (os pacientes podem reconhecer detalhes e até expressões faciais), o Alpha IMS também garante a naturalidade no movimento. Isso quer dizer que o paciente não precisa mover a cabeça para enxergar, sendo possível visualizar quaisquer imagens com o simples mexer dos olhos.

Apesar de ser uma notícia animadora, o Alpha IMS não é uma solução para todos os problemas de visão. Segundo o documento oficial, o dispositivo só pode ajudar pacientes que perderam a visão por conta de doenças que danificaram as células que detectam a luz, ou seja, ele não funciona para corrigir problemas em que o nervo esteja danificado.

Ainda que não seja uma solução completa, o Alpha IMS pode receber melhorias futuras. Os desenvolvedores da tecnologia vêm trabalhando em métodos que ajudem os pacientes a melhorar as habilidades de reconhecimento. Depois dos resultados positivos nos primeiros pacientes, novos testes serão realizados em Londres, Hong Kong, Oxford e outras cidades.

Postar um comentário

0 Comentários