Header Ads Widget

Um pedacinho da Bahia em Limoeiro através da culinária.


Muitas podem ser as surpresas quando eleva-se o nível cultural de uma comunidade, de uma população. Aí está uma grata surpresa para todos os limoeirenses e visitantes: um legítimo e honroso ACARAJÉ. A iguaria tem preparo e venda de Alabiyi e D. Inês (filho e mãe) e já é um inquestionável sucesso faz mais de um ano nos fins de semana na Praça da Bandeira. É dos poucos empreendimentos recentes que tem a intenção de suplantar o aspecto meramente mercadológico (sem esquece-lo, claro); nesta Barraquinha de Acarajé, o cliente vai encontrar uma refeição saudável, saborosa, higiênica junto a toda uma base de cultura específica: a cultura Afro-brasileira. Alabiy ocupa no momento posição de destaque em Limoeiro e também em Pernambuco neste quesito que emergiu com dignidade nos últimos dez anos: a cultura forjada pelos antigos Africanos e seus descendentes (quem em fim somos nós brasileiros, cada um e cada uma). 


O artista culinário, que também é religioso é representante da cadeira específica desta área cultural no Conselho Municipal de Cultura de Limoeiro e também representa as Comunidades de Terreiros em vários eventos fora de Limoeiro. Foi por muita pesquisa (que aliás não cessa de faze-las Alabiyi) que o “Acarajé de Limoeiro” se estabeleceu, sendo comida preferencial de muita gente que já conhece a iguaria em outros locais do Brasil (especialmente Salvador – de longe o maior mercado de Acarajé brasileiro). E de tanto esforço em oferecer um produto refinado ao degustador limoeirense o Acarajé de Alabiyi tem a cara da Bahia, inclusive com ingredientes que ele vai buscar em Salvador. Diga-se que os poucos Acarajés encontrados em Recife, são de formato bem menor que o mais tradicional da Bahia, do que é feito em Limoeiro. 


Então que em Limoeiro você já sabe onde degustar um bom acarajé e vivenciar uma riqueza cultural vastíssima. Funciona nos sábados e domingos a partira das 16:30 até as 22hs, em frente ao Centro Cultural MVV. Também tem Acarajé do Alabiyi em festas sazonais como exposição de animais, São João, Micaeiro etc. Vale a pena conferir!! Bom apetite!!

POR: Walter Eudes - 22 de outubro de 2012

Postar um comentário

0 Comentários