Propaganda

Últimas Notícias

Mais de mil detentos votam em Pernambuco e presídio de Limoeiro terá urna nas eleições 2012


Desde o ano de 2002, pessoas que respondem por crimes e que ainda aguardam julgamento, mesmo que estejam presos, tem o direito de votar nas eleições. "Enquanto o preso não estiver condenado, ele continua com seus direitos políticos mantidos, por isso pode exercer o voto livremente", explica Raquel Salazar, técnica judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). 

Sergipe foi o primeiro Estado Brasileiro a possibilitar essa votação. Em Pernambuco, os detentos começaram a votar nas eleições municipais de 2004. Para este ano, o TRE informou que 1.214 eleitores estão cadastrados para votar. Serão 08 presídios com urnas especiais, sendo 03 na Região Metropolitana do Recife (RMR) e as demais no interior, sendo uma delas na Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro.

Em contato com o blogueiro Alfredo Neto do Blog do Agreste, o chefe do cartório da 24ª Zona Eleitoral, Romero, informou que o presídio de Limoeiro atendeu a determinação onde cada sessão deve ter, no mínimo, 50 eleitores aptos, e por isso, este ano a unidade prisional receberá uma urna. Todo o procedimento de votação com a presença de presidente, mesário, secretários e fiscais acontecerá.

Inclusive, os candidatos podem apresentar suas propostas aos detentos, desde que agendem e recebam autorização da direção do presídio, e que o espaço seja aberto para todos – tornando o processo democrático, transparente e igualitário – como determina a Justiça Eleitoral.
 
Fonte: Blog do Agreste

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.