Header Ads Widget

Mais de mil detentos votam em Pernambuco e presídio de Limoeiro terá urna nas eleições 2012


Desde o ano de 2002, pessoas que respondem por crimes e que ainda aguardam julgamento, mesmo que estejam presos, tem o direito de votar nas eleições. "Enquanto o preso não estiver condenado, ele continua com seus direitos políticos mantidos, por isso pode exercer o voto livremente", explica Raquel Salazar, técnica judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). 

Sergipe foi o primeiro Estado Brasileiro a possibilitar essa votação. Em Pernambuco, os detentos começaram a votar nas eleições municipais de 2004. Para este ano, o TRE informou que 1.214 eleitores estão cadastrados para votar. Serão 08 presídios com urnas especiais, sendo 03 na Região Metropolitana do Recife (RMR) e as demais no interior, sendo uma delas na Penitenciária Dr. Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro.

Em contato com o blogueiro Alfredo Neto do Blog do Agreste, o chefe do cartório da 24ª Zona Eleitoral, Romero, informou que o presídio de Limoeiro atendeu a determinação onde cada sessão deve ter, no mínimo, 50 eleitores aptos, e por isso, este ano a unidade prisional receberá uma urna. Todo o procedimento de votação com a presença de presidente, mesário, secretários e fiscais acontecerá.

Inclusive, os candidatos podem apresentar suas propostas aos detentos, desde que agendem e recebam autorização da direção do presídio, e que o espaço seja aberto para todos – tornando o processo democrático, transparente e igualitário – como determina a Justiça Eleitoral.
 
Fonte: Blog do Agreste

Postar um comentário

0 Comentários