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Alunos de Limoeiro dão lição de sustentabilidade

A médica Gabriela plantou e adotou uma árvore. Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press


O que fazer para tornar uma cidade sustentável? Alunos e professores de uma escola particular de Limoeiro, no Agreste do estado, vêm mostrando que, com pequenas atitudes, é possível melhorar a qualidade de vida de uma cidade. A iniciativa, que foi até mostrada na Rio+20, vem colhendo bons frutos e conseguindo a adesão dos moradores.

São ações de meio ambiente, reciclagem, saúde e mobilidade que começaram a ser praticadas na cidade após o estímulo lançado pela escola Pentágono. Em 2011, a escola calculou o índice de desenvolvimento sustentável da cidade e descobriu que Limoeiro estava em estado de alerta com o resultado de 0,26, numa escala que vai de 0 a 1.

A partir daí, os alunos começaram a agir para tentar tirar a cidade do vermelho. Todos os resultados obtidos a respeito da sustentabilidade do município foram reunidos num relatório que foi entregue à prefeitura e ao governo do estado. Nele, foram apontados não só os problemas, mas possíveis soluções e as ações que estão sendo feitas pela escola nas mais diversas áreas.

A reciclagem do óleo de cozinha é uma das ações promovidas pela escola. A dona de casa Cássia Ferreira Ribeiro, 38 anos, vende pasteís e jogava de oito a dez litros de óleo todos os dias na pia da cozinha. A prática mudou graças à conscientização feita pelos estudantes. “Eles mostraram os danos que eu estava causando aos rios e ao solo e explicaram que o óleo poderia ser reaproveitado”, lembra Cássia, que hoje recolhe o óleo para ser transformado em sabão.

Outra iniciativa foi o incentivo ao plantio de árvores. Com o apoio de duas ONGs, os alunos conseguiram, em uma semana, convencer 150 moradores a plantarem e cuidarem de uma árvore. Todos assinaram um termo no qual assumiam a responsabilidade pela planta. Os termos foram recolhidos pela escola que faz visitas periódicas às casas para acompanhar o crescimento dos arbustos.

"A secretaria de meio ambiente do estado está avaliando a possibilidade de fazer uma parceria com a área de educação para que essa experiência seja aplicada nas escolas públicas de Pernambuco. Dessa forma, cada município poderá ter seu diagnóstico e, assim, tentar se transformar numa cidade sustentável”, explicou a diretora pedagógica do colégio Pentágono, Rosejara Ramos.

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