Propaganda

Últimas Notícias

Academia da Saúde proporciona mais qualidade de vida em Limoeiro



Desde a última quarta-feira (13), o município de Limoeiro conta com mais um equipamento de saúde pública. Foi inaugurada dentro da Academia das Cidades, a Academia da Saúde. Associado as Unidades de Saúde da Família (USF), o espaço tem uma equipe formada por nutricionista, professora de educação física, técnica de enfermagem e articulador de eventos com a finalidade de realizar, de forma gratuita nos limoeirenses, avaliações nutricionais. Aferição de pressão, exames de controle da glicemia (HGT) e orientação nas atividades físicas são mais alguns serviços disponíveis na academia. De acordo com o secretário de Saúde


de Limoeiro, Orlando Jorge, o objetivo principal da academia é a promoção de saúde na comunidade. Para isso, os envolvidos participam de atividades voltadas ao bem estar da sociedade. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, em dois horários específicos: das 05h30 às 07h30 e das 17h30 às 19h30. “São horários onde a comunidade rotineiramente já pratica exercícios físicos”, informa o secretário. Para ele, a implantação do novo equipamento de saúde possibilitará o melhoramento dos indicadores de saúde no município. “As atividades físicas controlam os efeitos do organismo e, consequentemente, as pessoas vão adoecendo menos. Com a execução da atividade e o controle e a orientação por parte dos profissionais, teremos como resultado a redução de doenças, a exemplo da obesidade, da diabetes e de problemas cardíacos”, reforça.


A orientação para uma alimentação balanceada em conjunto com as atividades físicas realizadas na academia vão resultar num contínuo trabalho de prevenção. “Essa parceria permitirá que o cidadão evite algumas doenças não transmissíveis, a exemplo de hipertensão, obesidade, diabetes, colesterol, triglicerídeo alto. Portanto, quando a pessoa unir alimentação saudável aos exercícios físicos estará melhorando seu condicionamento físico, sua estética e perdendo as gorduras acumuladas”, explica a nutricionista da academia, Alinne Karla.

Apesar do aumento do número de jovens e idosos praticando atividades físicas aumentar a cada dia, alguns cuidados com as técnicas nos exercícios precisam ser tomados. “É de extrema importância a conscientização das pessoas de que elas precisam da busca pela saúde e não somente pela estética. Um corpo bonito não significa saúde” alerta a professora de Educação Física Adriana Santos. “Com os exercícios físicos você previne doenças, dores e melhora sua auto-estima. Mas é importante que as atividades sejam orientadas sempre, prevenindo lesões e quedas que acabam prejudicando a sua saúde”, completa.


A funcionária pública Cecineide Santos, 47 anos, foi uma das primeiras a utilizar o novo equipamento de saúde. “Com a construção da Academia das Cidades ganhamos um espaço para praticar as nossas atividades físicas, mas estava faltando um acompanhamento profissional, o que acabou chegando com a Academia da Saúde. Essa avaliação nutricional e as orientações da educadora física vão nos auxiliar no melhoramento do condicionamento físico. É melhor prevenir do que remediar”, disse a limoeirense.
Mais Saúde – Segundo o secretário de Saúde de Limoeiro, mais 09 academias da saúde estão tramitando em projeto de análise no Ministério da Saúde. Ele adiantou que elas serão implantadas em vários bairros do município que já contam com postos de saúde. “As equipes da unidade de saúde irão trabalhar de forma integrada com os profissionais lotados nas academias promovendo mais saúde nas comunidades”, afirmou o secretário. A implantação do novo espaço em Limoeiro contou com a parceria dos governos Estadual e Federal.

Alfredo Neto | Departamento de Imprensa

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.