Header Ads Widget

Vândalos aterrorizam criadores de pássaros nas localidades rurais de Limoeiro

Imagem ilustrativa

A presidente da Sociedade de Apoio ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (AMATUR), Júlia Rodrigues, conversou com a nossa reportagem a respeito de denúncias que o jornalismo da Cultural FM (96,3) recebeu, em relação a pessoas que estariam agindo na zona rural de Limoeiro, a exemplo de Bordão de Velho, Pitombeira e Vila Urucuba, se passando por funcionários do IBAMA e do CIPOMA. 

Essas pessoas estariam usando roupas parecidas com as utilizadas normalmente pelos agentes do meio ambiente e soltando animais nas casas, quebrando gaiolas e, em alguns, casos pedindo propina aos moradores. Júlia entrou em contato com os coordenadores do IMABAM e do CIPOMA e a informação é que essas ações são irregulares. “Eles (fiscais dos órgãos ambientalistas) me confirmaram que não adotam essas medidas em suas ações”, disse a presidente.

De acordo com a ambientalista, o correto é não possuir criatório de pássaros nas residências. “Mas soltar os pássaros que vivem em um determinado habitat há vários anos de forma desordenada também não é correto, pois os bichos podem morrer rapidamente ou serem presas fáceis para outros animais”, explicou. “Quando esses animais são capturados pelos fiscais competentes são levados para um local adequado e passam por um processo de reaproximação da natureza”, completou Rodrigues.

Ação – A presidente da AMATUR alertou os moradores das localidades rurais para que nos casos de violação da lei por parte de desconhecidos, a polícia seja acionada. “Vejam sempre se a pessoa que aborda utiliza crachá da instituição. E se o carro possui o emblema oficial do governo”, alertou Júlia. Ela também colocou a sociedade a disposição da população para denúncias e, caso necessite, atuar como interlocutor entre o cidadão e os órgãos competentes.

Matéria cedida por Alfredo neto do Blog do Agreste

Postar um comentário

0 Comentários