Header Ads Widget

Cães soltos pela cidade podem trazer problemas a saúde dos limoeirense



A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves de que se tem conhecimento. Sua mortalidade é de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da vacina, ainda morrem anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo. O vírus da raiva é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos. 

É partindo deste principio, que estamos chamando a atenção da prefeitura municipal de Limoeiro, em especial a Secretaria de Saúde do município, pois em nossa cidade esta circulando centenas de cães e gatos pelas ruas, e o pior sem serem vacinados. O exemplo é esta foto que foi tirada por Jair Ferreira (blog Folha de Limoeiro) em frente ao Banco do Brasil na Avenida Santo Antônio. Não dar sorte ao azar, vamos agir antes que algo mais sério aconteça. Da mesma forma esta acontecendo com os gatos no mercado de farinha, onde um local público e com muitos visitantes se depara com gatos mal tratados e fedidos.

Os animais vivem sem nem um controle e com certeza sem serem vacinados é um numero impressionante de animais naquele local. E bom lembrar que não e só raiva que esses animais transmitem, por exemplo, os cães transmitem Dermatofitose, Dipilidiose, Dermatofitose, Dirofilariose, Sarna ou Escabiose, Hidratitose4ou Equinococose, Larva Migrans cultanea, Larva Migrans Visceral, Leishmaniose Visceral, Leptospirose e Raiva. 

O cão ou gato bem cuidado e vacinado não tem problema algum, mais ai e que mora o perigo, esses cães não são vacinados, vivem a deriva nas ruas da cidade, já está na hora de ter uma Lei e um local para esses animais, tipo carrocinha, outro dia foi divulgado na imprensa local que iria ter em Limoeiro, uma associação protetora destes animais e que iriam tirar eles das ruas, mais mim parece que ficou só no papel.

Texto e foto por Jair Ferreira e adaptação de Márcio Wanderley

Postar um comentário

0 Comentários