Header Ads Widget

Limoeiro se prepara para os 120 anos da Festa de São Sebastião




No período de 13 a 22 de janeiro, o município de Limoeiro vivencia a tradicional Festa de São Sebastião, que este ano completa 120 anos de história. Unindo o religioso ao profano, a festividade é a maior da cidade. No período festivo, a Princesa do Capibaribe chega a receber aproximadamente 30% da sua população. Esse grupo é formado por turistas e limoeirenses, que, hoje, moram em outras cidades. Para esta edição, a prefeitura vem montando toda a estrutura. E alguns detalhes já estão definidos para o evento.
De acordo com o secretário de Cultura e Juventude de Limoeiro, Radaméis Moura, a festa contará com três palcos e a programação artística será vivenciada no período de 18 a 22 de janeiro. “Dois serão montados na Rua da Matriz, os quais receberão atividades culturais e de raiz, shows de calouros e artistas locais. Um maior será montado no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro (Pátio da Feira) nos três últimos dias da festa, para receber artistas nacionais, a exemplo do cantor Amado Batista – já confirmado pelo prefeito Ricardo Teobaldo. Porém, a programação oficial completa só será definida na próxima semana”, explicou o secretário.
Moura ainda confirmou que o parque de diversões será montado na Praça da Bandeira se estendendo pela Avenida Severino Pinheiro, o que permitirá um melhor fluxo do trânsito e mais espaço para os visitantes na praça. Quanto a organização das barracas de lanches e bebidas, o secretário disse que os locais só serão definidos após a definição da montagem do palco no pátio de eventos. “Quando for definido a localização do palco vamos nos reunir com os barraqueiros para decidir os locais de montagens das barracas”, completou.
Religioso – As duas paróquias de Limoeiro, São Sebastião e Nossa Senhora da Apresentação, estão com suas programações definidas. Ambas contam com o apoio da prefeitura de Limoeiro e vão realizar seus novenários e suas procissões de abertura, mais conhecidas como procissões da bandeira. A paróquia de São Sebastião realiza a primeira procissão da festa no dia 12 de janeiro, saindo da Capela de Santa Luzia às 18h com destino a igreja no Alto de São Sebastião. No dia seguinte (13), a paróquia de Nossa Senhora da apresentação realiza a sua procissão, saindo do mesmo local da noite anterior com destino a Igreja da Matriz, no centro da cidade.
Durante as nove noites religiosas, as paróquias realizam alvoradas, missas, oficinas de oração, louvores, arrematação e, juntas, no dia 22 de janeiro, realizam o encerramento a partir das 14h, com a procissão de São Sebastião – conduzindo a imagem – que sairá da Igreja do Alto para a Igreja da Matriz, percorrendo as principais ruas do centro de Limoeiro. Ao final, uma missa campal e um show com o cantor religioso Rodrigo findam as comemorações alusivas aos 120 anos da Festa de São Sebastião de Limoeiro.
Alfredo Neto / Departamento de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários