Header Ads Widget

Limoeiro busca parceria junto ao IFPE para o fortalecimento do Turismo



Buscando o fortalecimento do Turismo no interior do Estado, em especial Limoeiro, a secretaria municipal de Turismo e Lazer está empenhada em firmar convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O objetivo da parceria é a conjugação de meios e esforços para a consolidação da atividade turística em Limoeiro e demais municípios do Agreste Setentrional. Projetos como inventário de oferta e sinalização turística, preservação do patrimônio histórico e ambiental, qualificação do trade local, criação de uma nova rota turística no Agreste Setentrional, entre outros, estão na mira dos convenentes.
Para o sucesso da parceria, o secretário de Turismo e Lazer de Limoeiro, André Quirino, destaca a importância da participação da sociedade. “É necessário que a população limoeirense esteja consciente do seu papel nesse processo de consolidação da atividade turística em nosso município. Não há melhor agente promocional para Limoeiro que o próprio limoeirense”, afirmou o secretário. As negociações dos termos da futura parceria estão sendo realizadas por André Quirino e pelo professores Rodrigo Ataíde e Flávia Cavalcanti (ambos coordenadores do curso de turismo do IFPE).
O primeiro passo da união foi dado nos dias 15 e 16 de dezembro, quando alunos do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo do Instituto realizaram uma visita a cidade Princesa do Capibaribe. “Nossa visita teve o objetivo de aproximar os alunos que trabalharão neste primeiro semestre da realidade turística da região. Não tivemos uma visita detalhada e minuciosa, neste momento, por questão de tempo e disponibilidade, no entanto, voltaremos neste início de ano para uma exploração maior a fim de iniciar os trabalhos”, comentou Rodrigo.
Para o professor, a primeira impressão do grupo foi bastante positiva. “Posso garantir que foi um contato privilegiado que tivemos com o povo desta terra e que gerou nos alunos e em nós, Instituto, bastante entusiasmo para a realização de projetos que possibilitem o alavancar da atividade turística na região”, afirmou. Ataíde ainda informou que já está recebendo os relatórios dos alunos a respeito da visão que tiveram da cidade, com base no conceito de SISTUR (Sistema de Turismo).
Ele pretende retornar ao município para repassar as contribuições registradas pelos estudantes. “Certo que este foi apenas um primeiro momento de muitos que irão ocorrer, coloco a nossa Instituição a disposição do município de Limoeiro, e pessoalmente irei tentar agilizar os trâmites burocráticos para que possamos firmar um convênio a fim de desenvolver o projeto de inventário turístico e outros que porventura demandem ao longo do processo”, finalizou Ataíde.
Alfredo Neto / Departamento de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários