Hoje tive a iniciativa de colocar esse tema incentivado pelo amigo Paulo Bezerra o qual nos relata sua experiência direta com o coronel Chico.
Toda semana estarei postando algo subordinado ao tópico: Chico Heráclio, o último coronel.
Fernando Oliveira
Aconteceu comigo
por Paulo Bezerra
por Paulo Bezerra
...
Todas as tardes, eu, junto com a mulecada Do Alto São Sebastião, ìamos
bater bola e tomar banho de açude na Pracinha do Estado (Construida pelo
D.E.R. no Governo Militar). Era o ano de 1969... naquela época, era
costume todas as Quartas feiras, à tarde, o Cel Chico, ir visitar a sua
Fazenda em "BAIXA VERDE". A Porteira que dava entrada para Baixa verde
Ficava à Beira da PE-5 e em frente ao açude, onde tomávamos Banho....
havia entre nós uma disputa... pra ver quem chegava primeiro à Porteira,
logo que avistávamos ao longe o Carro do Cel Chico... acho que era um
CINCA branco com detalhes em Vermelho. A gorjeta era certa pra quem a
abrisse... dava pra comprar Picolé e Japonês para todos.
Mas um dia por pura sorte, eu estava a tomar banho no açude sózinho, quando avistei o CINCA do Coronel vindo pela Pista...corri para a Porteira todo molhado com o calção meio caindo, e abri a PORTEIRA quase sem poder (era pesada), e depois fiquei de prontidão a espera da Caixinha....ele pediu pra o Motorista, um Negão alto e Magro, parar um pouco e me chamou.... ele tava muito chique, com um Palitó de Linho e a Calça tambem Branca, com seu Chapéu Panamá, também branco, soltou a mão da Correia do descanço do Carro, pós a mão no bolço puxou um fardo de notas, olhou pra mim e perguntou-me com a seguinte frase: "Quem é seu PAI, seu CAGA-CIBITO"?
- Eu respondi: Sou filho de Seu Biu Bento...
Ele perguntou de Nôvo: " O do D.E.R. ?
Eu respondi que sim!
Aí ele tirou do Pacote uma cédula .... Novinha e estalando. Era uma Nota de Cinco Cruzeiros, vermelha com a foto do Tiradentes amarrado indo para a forca.... lembram? Era a maior nota da época, (Equivalente à de Cem reais hoje).
- O Negão, Motorista, vendo aquilo... indagou ao Cel, se ele ia mesmo me dar aquela Nota ..(?)
Ao qual o Cel Chico respondeu: " Eu ia dar mesmo, mas pela sua inveja, quem vai dar agora é você... vamos se cossa !
O motorista respondeu: Mas Coroné, eu não tenho tudo isso comigo...
O Cel. o intimando falou: "E cadê seu ordenado que te dei ontem? Já gastou com as putas do PONTO CERTO"?..., Avia rapai.
Sem demora o Motorista tirou da Carteira uma nota igual, e me deu, com as mão trêmulas.... Depois deu a partida, levantando poeira na estradinha...
Saí dali correndo pra casa na maior festa..... entreguei a minha Mãe que duvidou um pouco... mas meu Pai não. Pois ele já Conhecia o Cel. de longa data....
Aquela Nota, deu pra comprar uma Pareia de Roupa, um Sapato, Livros e Cadernos para o ano letivo e um mês de mensalidade no Ginasio do Pe. Nicolau, onde eu fazia o Primario.
Este foi meu primeiro contato com o CORONEL DE LIMOEIRO.
Fonte: MultiNet com Fernando Oliveira
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.