Header Ads Widget

Jornada Literária Portal do Sertão reúne escritores e leitores para debater a produção da Literatura no Estado



A 3ª edição do projeto acontece de 15 a 25 de setembro em Arcoverde, Buíque e Pesqueira

O Sesc Pernambuco realiza, de 15 a 25 de setembro, a terceira edição da Jornada Literária Portal do Sertão. O projeto reúne mais de 60 escritores, críticos e estudiosos da literatura pernambucana em oficinas, rodas de leitura, exposições, performances, lançamentos de livros e recitais. Exibições de filmes e espetáculos teatrais completam a programação, gratuita, que irá circular pelas cidades de Arcoverde (incluindo Caraíbas e Aldeia Velha), de 15 a 18/09; Pesqueira (incluindo Mimoso), de 19 a 21/09; e de Buíque (incluindo Catimbau, São Domingos, Carneiro), de 22 a 25/09. Em dez dias, serão mais de 100 ações nas três cidades.

A cerimônia de abertura será no dia 15, no salão de eventos do Sesc Arcoverde, às 20h, e contará com as presenças de Jomard Muniz de Brito, Wellington de Melo, Biagio Pecorelli, Hélder Herick, Maria Alice Amorim e Icaro Holanda. Fragmentos das obras de Jomard Muniz de Brito servirá de base para um grande jogo de pensamentos e debates sobre o processo criativo e tudo mais que envolve a produção literária, a partir do tema Rapsódia da Poeticidade – JMB em busca de Liliths e outros Orf’eus.

Um dos principais objetivos da Jornada é democratizar o acesso à arte da literatura no interior do Estado. “A possibilidade do encontro entre pessoas que produzem literatura e destes com os seus leitores é o que motiva a realização desse projeto”, afirma o coordenador de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho. Além de permitir que o grande público conheça de perto os escritores pernambucanos e suas produções, a Jornada Literária Portal do Sertão também abre portas para que os artistas locais exponham suas obras.

O destaque desta edição é o reforço na programação dos distritos de cada cidade onde o projeto irá passar. “Os distritos tem recebido caravanas de escritores constituindo-se num painel importante para o descentro. Por localidades como Mimoso, Caraíbas, Aldeia Velha, Carneiro, São Domingos e Vale do Catimbau circularão idéias que serão postas em prática nas oficinas, rodas de conversa, palestras, encontros, performances, espetáculos, filmes, concertos, entre tantos”, destacou José Manoel Sobrinho.

O encerramento da terceira Jornada Literária Portal do Sertão, no dia 25, na Fazenda Pintadinha, no Distrito de São Domingos, em Buíque, terá a participação dos cantores Silvério Pessoa e Tonino Arcoverde. O encontro será a partir das 10h.


VILA DO CATIMBAU

22 / SETEMBRO - QUINTA


OFICINA UM OLHAR SOBRE O QUINTAL PARA CRIANÇAS, COM CHARLON CABRAL, DO GALPÃO DAS ARTES DE LIMOEIRO

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA, 14h às 17h


23 / SETEMBRO – SEXTA


OFICINA UM OLHAR SOBRE O QUINTAL PARA CRIANÇAS, COM CHARLON CABRAL, DO GALPÃO DAS ARTES DE LIMOEIRO


BIBLIOTECA COMUNITÁRIA, 14h às 17h


ESPETÁCULO “MANÉ GOSTOSO“, GALPÃO DAS ARTES DE LIMOEIRO


PRAÇA DA VILA, 17h

DISTRITO DE SÃO DOMINGOS

23 – SEXTA


OFICINA UM OLHAR SOBRE O QUINTAL PARA CRIANÇAS, COM CHARLON CABRAL, DO GALPÃO DAS ARTES DE LIMOEIRO

CLUBE SOCIAL DE SÃO DOMINGOS, 9h às 12h

24 - SÁBADO

ESPETÁCULO “MANÉ GOSTOSO“, GALPÃO DAS ARTES DE LIMOEIRO

PRAÇA DA VILA DE SÃO DOMINGOS,11h30

Postar um comentário

0 Comentários