Header Ads Widget

GP Canadá -- Button resiste ao dilúvio e conquista primeira vitória da época


Montreal, Canadá, 12 jun (Lusa) -- O piloto britânico Jenson Button (McLaren) resistiu hoje a uma sucessão de contrariedades para conquistar a primeira vitória da época no Mundial de Fórmula 1, ao impor-se num diluviano Grande Prémio do Canadá, sétima prova do campeonato.

Button foi praticamente posto fora da corrida pelo colega de equipa Lewis Hamilton, mas soube capitalizar a perturbação provocada pela chuva, que motivou várias presenças do "safety car" e a interrupção da prova por mais de duas horas, ultrapassando na última volta o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), que liderava desde o início.

O campeão do Mundo em 2009 cumpriu as 70 voltas ao circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, em 4:04.39,537 horas, à pouco habitual média de 74,864 km/h, que se deveu também à presença do "safety car" em pista durante parte considerável da corrida, subindo do quarto para o segundo lugar do Mundial, mas ainda muito distante de Vettel, campeão em título e líder destacado da competição.

O alemão acusou a pressão de Button e cometeu um pequeno erro que lhe custou a sexta vitória da temporada em sete provas, acabando em segundo lugar, mas consolidando o comando do Campeonato do Mundo de pilotos, por força do abandono de Hamilton -- que caiu do segundo para o quarto posto --, motivado pelo choque com o colega de equipa na McLaren.

"O mínimo que se pode dizer é que foi uma corrida com altos e baixos. Foi certamente a minha melhor corrida, em circunstâncias muito especiais. Num determinado momento, cheguei a acreditar que estava tudo acabado. Mas consegui ganhar", explicou um emocionado Button.

A chuva que se abateu sobre a região pareceu durante grande parte da corrida ser o único obstáculo capaz de impedir Vettel, que tinha partido da "pole position", de se manter na senda das vitórias, tendo mesmo provocando a interrupção prolongada da prova à 25.ª volta.

O australiano Mark Webber (Red Bull) concluiu um fim de semana muito complicado com uma presença no pódio, terminando no terceiro lugar uma prova que começou com um toque provocado por Hamilton após o arranque, depois de ultrapassar o alemão Michael Schumacher (Mercedes), que falhou por pouco a primeira presença no pódio desde que regressou à F1.


RPC.
Lusa/Fim.

Fonte:  Sic Noticias

Postar um comentário

0 Comentários