Mantendo a serenidade peculiar, o governador reeleito de Pernambuco Eduardo Campos discursou durante pouco mais de 30 minutos na manhã deste sábado, primeiro dia do ano, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e iniciou oficialmente o seu segundo mandato. Diante de um público formado por políticos e familiares, Eduardo falou em tom de prestação de contas e reconheceu que a “vitória é desafiadora”.
No início das palavras, ele relembrou um momento vivido há exatos quatro anos. “Assumimos a tarefa de escrever com serenidade e determinação a história de um novo Pernambuco”, disse Campos, ao sublinhar frase dita quando assumiu o Governo pela primeira vez. De forma “elegante”, o governador ainda relembrou momentos negativos de outras administrações. “Tiramos Pernambuco do pódio do desemprego e dos piores índices sociais, principalmente na Educação”.
Na lista de avanços, ele elencou o crescimento do PIB de Pernambuco – afirmando ter tido um avanço maior do que o do País – redução do desemprego estadual, crescimento de SUAPE, avanços no Programa Pacto Pela Vida, equilíbrio fiscal alcançado nos últimos quatro anos, duplicação de três rodovias federais (BR’s 101, 104 e 408), investimentos no campo da Ciência e Tecnologia, obras de abastecimento d´água, redução do ICMS na conta de luz e redução do IPVA, além da recuperação de rodovias estaduais.
Ainda no discurso, ele se orgulhou ao informar: “Pernambuco tornou-se um destino seguro para investimentos nacionais e estrangeiros”. Em seguida, ele focou os programas sociais como diferencial do Estado. “Jamais podemos esquecer das ações que mudaram a vida dos pernambucanos, como os programas Chapéu de Palha, Academia das Cidades, Mãe Coruja e Habilitação Popular”, pontuou.
Parafraseando Gilberto Freire, o governador deixou uma mensagem de otimismo: “Há um novo Pernambuco à vista”. Durante todo o discurso, ele utilizou de falas históricas e não se esqueceu de relembrar uma dita pelo o seu avô Miguel Arraes. “Nós não temos os olhos presos ao passado. Não temos saudades do passado. O futuro para o brasileiro atual e os pernambucanos é a cada dia que amanhece”.
Ao final, Campos reafirmou o compromisso com a presidente Dilma Roussef, os investimentos para a Copa de 2014 e agradeceu aos partidos e a militância que o acompanharam nas últimas eleições. Apesar de vários momentos emocionados, a garganta “travou” e a voz faltou quando ele olhou e agradeceu a esposa, a mãe e aos filhos pelo apoio e compreensão. Ao seu estilo, para encerrar, ele proferiu uma frase que se tornou um slogan pessoal: “É Pernambuco daqui para melhor!”.
Direto do Blog do Agreste para todos os leitores do Coisas da Vida
Foto: JC On Line
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.