Header Ads Widget

Confira os 7 Lugares Admiráveis de Limoeiro.

Em 1º Lugar

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO

De acordo com a velha lenda, Limoeiro foi uma ldeia de índios tupis numa região com muito pés de limão, o que justifica o nome da cidade.
A história da fundaçãode Limoeiro e a origem do seu nome foi graças a um padre com o n ome de Ponciano Coelho que teria chegado na região para catequizar os índios. Conta-se que um dia chegou a morar perto de Limoeiro em Poço do Pau um português de nome Alexandre Moura, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, imagem essa que atraia os índios.
Alexandre Moura construiu perto de sua residência uma igrejinha e colocou a imagem da dita Santa, celebrando missas o padre Ponciano Coelho, organizando festas, sendo isso atração para as famílias que começaram a morar na localidade, ficando mais perto do movimento religioso.
Presume-se que o padre Ponciano Coelho fizera desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da capela de Poço do Pau para Limoeiro, aldeia indígena onde hoje se ergue a torre da igreja Matriz, marco da fundação do povoado chamado Limoeiro de Nossa Senhora da Apresentação.



Em 2º Lugar

CRISTO REDENTOR

No governo de Luíz Heráclio foi construída uma bela estátua aqui em Limoeiro, mais precisamente na Praça da Bandeira, estátua esta que lembra muito a do Rio de Janeiro, o famoso Cristo Redentor.
Mas houve um problema ao ser colocada no morro, a altura de 1000 metros, mas a estátua caiu e tiveram a idéia de construir novamente O Cristo, porém lá mesmo no morro e que passou a ser um dos cartões postais da nossa cidade.
O acesso ao Cristo Redentor é de 670 degraus, uma vez lá em cima nos deparamos com uma paisagem linda que dá para ver Limoeiro e cidades vizinhas


Em 3º Lugar

COLÉGIO REGINA COELI

Durante três anos (1936-1939) beneditinas deTutzing estiveram em Limoeiro atuando em uma escola primária com pouquíssimas alunas, o colégio Regina Coeli.
Chegando ao colégio em 10 de abril de 1939, Madre Reginfrilda Nerz assumiu os trabalhos recebendo assim, quatro irmãs emprestadas de Triunfo. Em 17 de julho houve a chegada permanente de sete irmãs da Alemanha e duas de Timbaúba. Nesta época, a aflição material e espiritual foram demasiadas, contudo em 04 de outubro de 1939, o colégio foi reconhecido através do auxílio de Dom Bonifácio Jansen e a Providência solicitou Pe. Otávio Aguiar, que foi pontífice entre o povo e as irmãs.
Após a trajetória de cinco anos de curso normal rural, as casas foram registradas como sociedade Franciscana Maristella do Brasil, fato este que estimulou o Pe. Otávio a transferir o colégio da rua da Matriz para a Av. Severino Pinheiro, 60. No terreno havia uma fábrica de algodão desativada. Dom Bonifácio ajudou a legalizar a compra. Em 1946 inicioup- se o curso ginasial e em 1951, o curso pedagógico.
Nos anos de 1952 e de 1956 realizaram-se várias construções de salas de aula, mas só em 1963 com a ajuda considerável da República Federal da Alemanha e da Instituição Misereor foi possível agilizar uma moradia simples e agradável às irmãs. Com a inauguração da capela encerrou-se o período de grandes construções. Todo o Regina Coeli foi idealizado e construído pelo engenheiro alemão Alberto Reithler.



Em 4º Lugar

MATA DO SIRIJI

A Mata do Siriji é uma floresta ombrófila, densa e serrana. Abrange aproximadamente 600 ha, sendo subdividida em três Matas denominadas pela população local de: Caidor, Pimenta e do Brejinho. Está situada dentro do município de São Vicente Férrer, apesar de pertencer legalmente ao município Limoeiro, Zona da Mata Norte no estado de Pernambuco, a cerca de 110 km da cidade do Recife, com coordenadas geográficas aproximadas de 35º30’00” W, 07º35’00” S. A sua formação vegetacional apresenta uma elevada área basal e variação quanto ao porte, provavelmente em função do tipo e profundidade do solo, bem como de condições climáticas, propiciando a presença de cinco estratos: três arbóreos, um arbustivo e um
Do ponto de vista hidrológico, constitui-se uma importante reserva Florestal contendo cerca de trinta e duas nascentes, destacando-se aquelas que contribuem para a formação das bacias dos Rios Siriji e Capibaribe - Mirim (CPRH, 1994). O clima enquadra-se como quente e úmido, com períodos de seca entre setembro e fevereiro e de chuvas entre março e agosto (CPRH, 1994), ocorrendo também à chamada “precipitação oculta”, resultado da intensa condensação que ocorre à noite, principalmente nos meses mais frios, quando a temperatura fica em torno de 18º C; A temperatura média anual do ar varia entre 24º e 25º C.
A geomorfologia da área apresenta-se bastante dissecada, em forma de colinas intercaladas por vales encaixados (CPRH), 1994), com níveis altimétricos variando de 650 a 750 m. Nas encostas, encontram-se afloramentos rochosos formando extensos paredões de rochas do Embasamento Cristalino Pré-cambriano, inscrita dentro do complexo Gaissico-magmático que tem como litótipos predominantes granitos (CPRH, 1994), com uma cobertura vegetal mais ][
baixa e com características distintas ao longo das mesmas e, também grandes blocos sob a densa formação vegetal.


Em 5º Lugar

PRAÇA DA BANDEIRA

Limoeiro tem muitos pontos turísticos, um deles é a Praça da Bandeira e sua denominação surgiu a partir de projetos de vereadores em 07 de novembro de 1880.
É um lugar onde podemos ir para nos divertir.
Na época em que foi construída, o verde era permanente, mas atualmente ela não está da mesma forma que foi construída, a última reforma ocorreu no início dos anos 90 durante o governo do prefeito José Quirino.
Atualmente passa por um processo de reforma.





Em 6º Lugar

COLOMBO SPORT CLUB

O Colombo Sport Clube, foi um dos primeiros times de futebol que Limoeiro teve. O prédio, localizado ao lado da Praça da Bandeira, no centro da Cidade, foi construído em 12/10/1918 com a finalidade de ser campo de concentração e treinamento para o time.Um fato curioso que aconteceu com o time do Colombo, foi que, em um dos jogos, o Colombo estava jogando com um time que era apoiado pelo Cel. Chico Heráclio e durante a partida, o Colombo sofreu um pênalti e na hora que o jogador do Colombo ia chutar ao gol, o coronel ordenou que ele chutasse para fora! Resultado, o Colombo perdeu, mas ficou feliz porque, na verdade, a vitória havia sido dele. Hoje, o time de futebol Sport Clube não existe mais, no entanto, o prédio que possui uma área de festa bem espaçosa é utilizado para a realização de festas particulares: formaturas, casamentos, aniversários, eventos religiosos, etc. Mesmo no passado, muitas festas eram realizadas ali, e um dos projetos da atual direção da casa é resgatar os “bailes” tradicionais, que animavam a população da segunda metade do século XX. A quadra é usada para treino de alguns times dos bairros da cidade e para peladas com atletas amadores.O prédio não sofreu nenhuma reforma brusca, apenas reparações de rotina que são realizadas a fim de que esse local histórico não se deteriore com as adversidades do tempo.



Em 7º Lugar

IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO

Situada num bairro afastado do centro da cidade, a antiga capela de São Sebastião foi construída, em 1934, para atender aos fies católicos daquela localidade. Teve como primeiro pároco o Padre Fernando Passos.
Em 1999, sofreu uma grande reforma, mas somente de 2007 para 2008 é que ela foi totalmente reconstruída. Sua arquitetura mudou completamente. O primeiro pároco da nova igreja de São Sebastião é Pe. Luiz Jorge de Carvalho e quem foi o primeiro vigário foi Pe. Luiz Cecchin (falecido em 26/03/2010), homem de grandes feitos benéficos para a cidade.
Devido esforços do Pe. Luiz Cecchin, a antiga capelinha do Alto, tornou-se Igreja Matriz de São Sebastião a partir de25 de outubro de 2008. Diferente das demais igrejas da cidade, a Matriz de São Sebastião apresenta um design mais moderno elaborado pela arquiteta Fabíola Pimentel.
Na igreja, a comunidade participa, além das missas, de grupos jovens e procissões. No mês de janeiro, a paróquia está em festa, pois acontece a festa mais tradicional da cidade em homenagem e devoção a São Sebastião. Algumas pessoas até pensam que é São Sebastião o padroeiro da cidade, mas na verdade é Nossa Senhora da Apresentação.
A festa de São Sebastião acontece sempre no mês de Janeiro e tem duração de 10 noites. Os moradores e visitantes ficam encantados com a Feira de artesanato, show de calouros, parque de diversão, bandas musicais e teatrais, procissões e etc.
Na frente da igreja podemos ler a mensagem : Pela Glória de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.



Créditos:


Trabalhos realizados pelos alunos da Escola Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira, sob a orientação das professoras Fátima Prado, Gabriella Santos e Gleiciane Chaves.


Com informações do blog, As Maravilhas de Limoeiro.
asmaravilhasdelimoeiro.blogspot.com

Postar um comentário

0 Comentários