Header Ads Widget

Governador Eduardo Campos abre oficialmente o Censo 2010 em Pernambuco

Do JC Online

O Censo 2010 do IBGE começou oficialmente nesta segunda-feira (2) em Pernambuco, e o primeiro entrevistado foi ninguém menos do que o governador do Estado, Eduardo Campos. O governador recebeu pela manhã em sua residência, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, um recenseador e respondeu ao questionário comum, com apenas 37 perguntas.

Durante a coleta de dados, que contou com a presença da coordenadora operacional do Censo 2010, Maria Vilma Salles, e com o chefe do IBGE em Pernambuco, Nilton Nadai, o governador destacou a pesquisa como ferramenta de administração. “Os dados coletados serão de suma importância para conhecermos as carências do Estado e executarmos o planejamento da gestão. É muito mais do que uma simples contagem da população”, afirmou.

Leia mais:
Censo informatizado começa nesta segunda

A amplitude do Censo, segundo Eduardo Campos, é mais um fator que contribui para a relevância das informações reunidas. “Não só o fato dele abranger o País inteiro, mas também conta muito a forma como ele está organizada: em microrregiões dentro dos municípios. Desta forma, poderemos avaliar melhor tanto a distribuição de escolas, hospitais e outros equipamentos públicos como também a segurança, distribuição de água e outras características serão levantadas”, completa o governador.

Como não poderia deixar de ser, o assunto “eleição” veio à tona. Quando questionado sobre o fato de que a maior parte do resultado do Censo 2010 só será divulgada no próximo ano, o governador afirmou que “independente de quem seja eleito agora, terá que utilizar o Censo como base para as decisões. Estou lutando para que seja eu”.

PESQUISA - Os recenseadores do IBGE já estão na rua coletando os dados segundo o chefe da instituição em Pernambuco, Nilton Nadai. “Em algumas cidades do interior, a coleta começou ontem (1º). A nossa equipe em Fernando de Noronha já está posicionada e o restante dos contratados devem começar imediatamente”, conta.

Os 8.187 recenseadores do Estado visitarão 2,6 milhões de domicílios nos 184 municípios e no distrito de Fernando de Noronha. O trabalho termina em dezembro e, no mesmo mês, devem ser divulgados os primeiros resultados.

Leia mais:
Lei diz que responder as perguntas do Censo é obrigação de todos os brasileiros

A população poderá responder dois tipos de questionário, o básico, com 37 perguntas, e o de amostragem, mais completo, com 108 perguntas. "A aplicação do questionário de amostragem será aleatória e tanto o recenseador quanto o pesquisado só saberão qual responder no momento da entrevista", explica o presidente do IBGE, Eduardo Nunes. Cidades menores terão um porcentagem maior de domicílios incluidos na amostragem (chegando a 50% em municípios com menos de 2,5 mil habitantes), enquanto em grandes metrópoles terão até 5%. No total, 11% dos lares responderão o questionário de amostra.

O prazo de coleta de informações para o Censo 2010 se encerra em 31 de outubro, sem possibilidade de adiamento. Para agilizar o trabalho dos recenseadores em áreas de difícil acesso, o IBGE custeará o aluguel de carretas, caminhonetes e barcos. Os primeiros resultados sobre a população brasileira serão divulgados no dia 27 de novembro. Outros dados devem ser liberados conforme as informações forem processadas e, de acordo com o presidente do IBGE, podem ser divulgados até 2012.

Fonte: JC Online

Postar um comentário

0 Comentários