Header Ads Widget

Confira os perfis dos candidatos ao Governo do Estado nas Eleições 2010





Veja aqui a lista de candidatos a governador de Pernambuco: Eduardo Campos (PSB), Jarbas Vasconcelos (PMDB), Edílson Silva (PSol), Sérgio Xavier (PV), Anselmo Campelo (PRTB) Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB). Para que o eleitor conheça melhor cada um deles, a matéria a seguir exibe o perfil de cada um.

EDUARDO CAMPOS (foto 1) Eduardo Campos nasceu no Recife, tem 44 anos e está ligado à política desde os 16, quando entrou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e passou a fazer parte do movimento estudantil. Ele já foi deputado estadual, federal, secretário da Fazenda na última gestão de Miguel Arraes e ministro da Ciência e Tecnologia, do Governo Lula. Eleito governador de Pernambuco em 2006, ele tenta agora a reeleição. O candidato fez caminhada no bairro da Várzea, no Recife, nesta segunda-feira (2). Ele percorreu a Vila da Felicidade, junto com os militantes. Na ocasião, ao lado dos candidatos ao Senado, Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB) visitou casas e cumprimentou os moradores. Ele comentou sobre o que o motiva à reeleição: “Para continuar fazendo as mudanças que Pernambuco tem vivido com o nosso Governo e com o do presidente Lula”.

JARBAS VASCONCELOS (foto 2) Jarbas Vasconcelos, atual senador do PMDB, quer governar Pernambuco pela terceira vez. Ele tem 68 anos e nasceu em Vicência, na Zona da Mata Norte. O candidato é advogado, mas se dedicou à política. Foi um dos fundadores do antigo MDB (hoje PMDB). Em sua carreira política conta os cargos de deputado estadual, deputado federal (eleito duas vezes), prefeito do Recife, onde também exerceu dois mandatos. Eleito senador em 2006, Jarbas Vasconcelos já governou Pernambuco por dois mandatos. Agora, tenta, pela terceira vez, chegar ao Palácio do Campo das Princesas: “[pretendo] Fazer com que o Estado avance. Nós criamos os alicerces, plantamos os alicerces de Pernambuco para poder trazer grandes empreendimentos, como a Refinaria e o Estaleiro. E, sequer, Pernambuco, hoje, qualifica as pessoas”.

EDÍLSON SILVA (foto 3) Edílson Silva, de 42 anos, nasceu em Resende, no Rio de Janeiro, e é estudante de Direito. Ele iniciou a militância política no Movimento Estudantil Secundarista e por mais de dez anos atuou como sindicalista do setor ferroviário. Em 2004 foi um dos fundadores do PSol e integra a direção executiva nacional do partido. Pelo PSol, foi candidato a prefeito do Recife em 2008 e candidato a governador de Pernambuco em 2006.

SÉRGIO XAVIER (foto 4) O candidato Sérgio Xavier, de 47 anos, nasceu em Paulo Afonso, na Bahia. Ele é jornalista, empresário da área de comunicação digital e um dos fundadores do Partido Verde no Brasil e em Pernambuco, onde reassumiu a presidência estadual do PV em 2009. Em 1992, foi o primeiro candidato a vereador do PV no Estado. Sérgio já ocupou cargos executivos nacionais no Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Cultura e Sebrae.

ANSELMO CAMPELO (foto 5) Anselmo Campelo, de 54 anos, nasceu no Recife e é formado em Jornalismo. Há 23 anos criou a Associação Brasileira de Doenças Infectocontagiosas e Cidadania, o Camisão, que faz trabalhos sociais de prevenção à infecção por HIV e combate o uso de álcool e drogas ilícitas.

JAIR PEDRO (foto 6) Recifense de 49 anos, Jair Pedro trabalha como servidor público na área de saúde. Foi um dos fundadores do PSTU em Pernambuco e integrou a direção do Sindicato da Saúde de Pernambuco entre 1994 e 1998, e a Confederação Nacional da Seguridade Social.

ROBERTO NUMERIANO (foto 7) O candidato Roberto Numeriano é recifense e tem 48 anos. Atualmente ele é servidor público federal e atua como jornalista e professor. É doutor e mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua história na militância política começou quando tinha 21 anos, no PCB, quando cursava jornalismo na Unicap. Em 2008, foi candidato à Prefeitura do Recife pelo PCB.
Fonte: PE 360º

Postar um comentário

0 Comentários