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GP de Mônaco 2010

Do UOL Esporte
Em São Paulo

DOBRADINHA DA RED BULL EM MÔNACO

  • Webber, Vettel, Kubica e Massa: quatro primeiros mantiveram posições durante corrida

  • Alonso se recuperou após largar em último, mas sofreu ultrapassagem suspeita de Schumacher no final; mesmo assim, o espanhol saiu comemorando

O australiano Mark Webber fez valer a vantagem da pole position em Mônaco e venceu de ponta a ponta a corrida deste domingo, assumindo a liderança do campeonato, empatado em número de pontos com seu companheiro Sebastian Vettel, segundo colocado.

Foi a segunda dobradinha da Red Bull neste ano e, depois de seis poles em seis corridas, a equipe austríaca finalmente converteu a superioridade do carro em pontos no campeonato, colocando seus dois pilotos na liderança do Mundial.

Com 78 pontos, Webber e Vettel estão empatados na ponta, mas o australiano leva vantagem pelo número de vitórias, já que foi o vencedor também na prova anterior, na Espanha.

Fernando Alonso conseguiu se recuperar após ter largado dos boxes e chegou na sétima colocação, superando o seu objetivo inicial de entrar na zona de pontuação. Seu companheiro Felipe Massa, que saiu em quarto, chegou em quarto.

O brasileiro subiu de sétimo para quinto lugar na classificação, com 61 pontos, mas viu Alonso somar 73 e se firmar na terceira colocação.

Hamilton, tímido durante a prova, chegou na mesma quinta posição em que largou, e agora tem os mesmos 59 pontos de Robert Kubica, da Renault, que chegou ao pódio ficando com a terceira colocação em Monte Carlo.

Líder do Mundial até então, o inglês Jenson Button teve problemas mecânicos e abandonou no começo da prova. Agora, ele está em quarto lugar na tabela, com os mesmos 70 pontos de antes.

Rubens Barrichello, que largou bem e chegou a assumir a sexta posição, abandonou após uma batida. Lucas di Grassi e Bruno Senna também não terminaram a prova, devido a problemas mecânicos.

Já o alemão Michael Schumacher conseguiu superar o companheiro de Mercedes, chegando em sexto, após dar o "pulo do gato" em cima de Alonso, tomando a posição do espanhol na última curva, logo depois que o safety car saiu da pista. Rosberg ficou em oitavo.

Após a manobra, Schumacher disse não esperar nenhuma punição por parte dos comissários: “Recebi a mensagem de ‘pista livre’ e aproveitei a oportunidade”. O alemão ainda observou o fato de um dos fiscais ser Damon Hill, seu ex-rival: “Vai ser interessante. Ele é um cara legal e eu acho que vai entender a situação”.

A corrida

Os pilotos foram conservadores na largada, e no pelotão da frente, apenas Vettel ganhou posição, ultrapassando Kubica para ficar em segundo. Mais atrás, Barrichello deixou até Schumacher para trás e assumiu o sexto lugar temporariamente.

O brasileiro sofreria um acidente parecido com o do seu companheiro de Williams, Nico Hulkenberg. O novato alemão bateu sozinho na saída do túnel, aparentemente com o pneu furado. Barrichello teria o mesmo problema 30 voltas depois.

Após a batida de Hulkenberg, o safety car ficou na pista por sete voltas. Esse intervalo serviu para que Alonso fizesse a sua troca obrigatória de pneus e ganhasse um tempo fundamental para a sua sexta posição final.

Ainda durante a primeira bandeira amarela, o inglês Jenson Button parou na pista, devido a um problema mecânico, com o carro soltando fumaça.

Depois disso, na TV, só Alonso aparecia. O espanhol, que largou dos boxes devido a uma troca de chassi no sábado, ultrapassou um a um os pilotos de equipes estreantes. O brasileiro Lucas di Grassi foi o que mais resistiu, “travando” o piloto da Ferrari por duas voltas e causando até gestos de irritação.

Muitas ultrapassagens e pit stops depois, Alonso apareceu no sexto lugar. Só perdeu esse posto para Schumacher na última volta. E, com a Red Bull fazendo trocas de pneus em 3s9, Webber e Vettel só aumentaram a vantagem na liderança. Levaram o carro para casa e asseguraram a segunda vitória seguida da Red Bull.

Fonte: UOL ESPORTES

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