Header Ads Widget

A revitalização da feira livre é uma prioridade

Configurando-se como uma necessidade, em função do projeto de disciplinamento do nosso trânsito urbano, a organização e padronização da feira livre de Limoeiro passa a ser uma ação prioritária da gestão municipal. Nesse sentido, o Governo de Limoeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura vem, há algum tempo e de forma participativa, buscando uma solução viável tanto para a administração pública quanto para os feirantes, com o objetivo de resolver a questão. Para tal, uma reunião foi realizada no dia 09 de março entre o poder público e comerciantes interessados no assunto, ocasião em que foi apresentado o Projeto Revitafeira.

Com o aumento de veículos trafegando pelo centro da cidade e a meta de transformar Limoeiro em centro de visitação turística, a organização do trânsito urbano, atualmente próximo do caos, e a revitalização de nossa feira livre passaram a ser uma prioridade para o governo local. Como uma ação está intrinsecamente ligada a outra, a Prefeitura de Limoeiro convidou os comerciantes do setor para um encontro no Centro Cultural Marcos Vilaça, na noite de 09 de março, quando foi apresentado o Projeto Revitafeira que vinha sendo elaborado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura. A reunião contou com as presenças do prefeito Ricardo Teobaldo, do titular da pasta, José Félix Siqueira e de quase todos os demais secretários, de vários vereadores, incluíndo-se o presidente da Câmara, João Luís Ferreira, de diretores, comerciantes e representantes de classe, além da imprensa local. ABERTURA DOS TRABALHOS Os trabalhos foram abertos por José Félix Siqueira, acentuando a importância de se fortalecer o comércio para acelerar o desenvolvimento municipal. “Nossa feira livre tem mais de cem anos e é chegada a hora de revitalizá-la”, disse ele. Em seguida, o prefeito Ricardo Teobaldo dirigiu a palavra aos presentes, cumprimentando-os e lembrando que seu governo age sempre de forma participativa, uma vez que reuniões semelhantes já foram realizadas com outros setores profissionais, a exemplo das ocorridas com motoristas, professores, entre outros grupos. Mesmo reconhecendo que mudanças sempre provocam apreensão, o prefeito enfatizou que as ações da municipalidade em prol do bem comum sempre foram pautadas pelo respeito mútuo entre o povo e seu governo. “Eu fui eleito para promover mudanças. Vejam as novas instalações do Açougue Público. No início geraram instabilidade, mas agora, com um local mais limpo e organizado, todos estão vendendo mais e melhorando seus negócios”, acrescentou. Falou também desobstrução das calçadas no centro da cidade, ação que teve início em frente à empresas de porte, como o BB, CEF e Hipercordeiro. “Meu intuito é fazer com que a feira livre fique melhor para todos”, salientou o prefeito. PROJETO EM FASE DE ACABAMENTO

Dando continuidade aos trabalhos, o secretário de Desenvolvimento Econômico apresentou detalhes do projeto que foi elaborado com a consultoria do escritório de Paulo da Mata, um dos colaboradores no planejamento da Feira de Caruaru durante a gestão de José Queiroz, tendo a participação das unidade de Apoio à Produção Agrícola e de Fomento e Organização do Setor Informal. Estas equipes realizaram entrevistas com 250 feirantes, detentores de 472 bancos na feira, para aferição da realidade e detecção de sugestões. Através de gráficos e utilização de slides, foi feito um demonstrativo das propostas de mudanças mais radicais, entre elas a desobstrução das vias localizadas no conhecido “Beco da Primor” e na Rua Ernesto Cavalcante, bem como a divisão de vendas por item, com setores específicos para mercadorias do mesmo gênero. Falou ainda da futura carteira de identificação de feirantes e apresentou um modelo do banco padronizado para revitalização da feira. “A organização, limpeza, segurança e divulgação da feira irão melhorar os negócios para todos”, assegurou o secretário. Pedindo a palavra e lembrando que o projeto de Sinalização do Trânsito na cidade, elaborado pelo Detran-PE, vem sendo impossibilitado em sua execução pela necessidade de mudanças na feira, o prefeito de Limoeiro garantiu que lutará para conciliar os interesses do comércio, dos feirantes e do governo relativos ao trânsito, visando o crescimento da cidade. Também autorizou o secretário de Desenvolvimento Econômico a estimular a formação de comissões representativas dos feirantes para discutir a solução para as queixas surgidas, entre as quais o modelo do banco e mudanças no local de trabalho. Encerrada a reunião, após o pronunciamento de vereadores presentes, ficou previsto novo encontro para breve.

Fonte: Site da Prefeitura do Limoeiro

Postar um comentário

0 Comentários