Header Ads Widget

Eleições chegando: saiba o que fazer para se manter em dia com a Justiça Eleitoral


-->
As eleições para administração municipal em todo o Brasil estão se aproximando, e muitos dos universitários que moram fora de casa não poderão ir às suas cidades exercer o seu direito de democracia através do voto. Pensando nisso o Universiti vai tirar todas as dúvidas em relação justificativa da ausência nas urnas.
O processo de justificativa é simples, no dia da votação, deve-se entregar o requerimento de justificativa eleitoral (estará disponível no site do TSE mais perto da votação) em qualquer seção eleitoral do país com apresentação de documento de identificação e título eleitoral. Os requerimentos também estão disponíveis nas seções. É possível ainda justificar até 60 dias após a votação no cartório eleitoral mais próximo do domicílio munido de documentos que comprovem o motivo da ausência à votação e você pode justificar o voto quantas vezes for necessário. No caso de Campina, que existem grandes possibilidades de um segundo turno, é importante salientar que o voto precisa ser justificado também neste dia.
Quem tiver três faltas seguidas sem justificativa, tem o título cancelado e não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo público nem ser empossado na função. Os empregados no serviço público não podem receber salário. Não é possível obter empréstimos em bancos mantidos pelo governo, tirar passaporte, carteira de identidade nem renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial. Então é bom ir se organizando para não deixar de justificar o voto.

Postar um comentário

0 Comentários