Últimas Notícias

Feijão - Como fazer

Lembre-se sempre Feijão novo e arroz velho são os melhores, para a execução das suas receitas. Para cada xícara de feijão, tenha como base, 4 xícaras de água. Em nossa receita, vamos utilizar 1 xícara de feijão Se for cozido numa panela de pressão, demora aproximadamente 15 minutos. Numa panela comum, com tampa, demora 1 hora. Como preparar Escolha o feijão. Tire as pedrinhas e impurezas. Coloque de molho em água fria. Deixe no mínimo 4 horas. O ideal é colocar o feijão de molho um dia antes de sua preparação. Isto é necessário para que seu cozimento seja mais rápido e o caldo engrosse. Tempo de Cozimento O tempo de cozimento do feijão é muito variável, pois depende da qualidade do feijão. Você pode usar diversos tipos de feijão: carioquinha, jalo, mulatinho, roxinho, preto, etc. Cada tipo de feijão tem seu tempo de cozimento. Como Cozinhar Há diversas maneiras de se preparar o feijão. Vamos apresentar a vocês, 3 maneiras clássicas de preparo. Junto com o feijão, na hora de cozinhar, se quiser, adicione 1 folha de louro. Cozimento Rápido Escorra o feijão, coloque numa panela de pressão e adicione 4 xícaras de água. Quando começar a sair vapor pela válvula, apague o fogo e deixe tampada por 30 minutos. Passado esse tempo, reacenda o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até amaciar. Deixe esfriar naturalmente, até perder a pressão. Abra a panela, e engrosse o caldo, deixando ferver ou acrescentando mais água. Cozimento Normal Deixe o feijão de molho de véspera, com a água já na medida. Coloque na panela de pressão o feijão com a própria água em que ficou de molho e cozinhe por 15 minutos, ou até amaciar. Ao usar a própria água do molho, você não perde nutrientes. Deixe esfriar naturalmente, até perder a pressão. Abra a panela, e engrosse o caldo, deixando ferver ou acrescentando mais água. Cozimento Lento Coloque numa panela, de preferência, de ferro, e cubra com água. Acenda o fogo e cozinhe até amaciar o feijão, por cerca de 1 hora. Vá colocando água quente, sempre que necessário. Depois de macio, deixe engrossar o caldo. Como Temperar O tempero clássico, utiliza os seguintes ingredientes para cada xícara de feijão: 1/2 cebola ralada 3 dentes de alho amassados óleo de girassol para refogar sal a gosto Numa frigideira, coloque o óleo e esquente até ficar bem quente. Junte a cebola, o alho e refogue, até a cebola ficar transparente. Adicione o refogado ao feijão cozido, coloque sal a gosto e misture. Deixe ferver um pouco para pegar gosto. Desligue e sirva.
Para evitar a anemia, recomenda-se o cozimento do feijão em panela de ferro. Se você não possui uma panela de ferro e quiser enriquecer a comida com ferro, coloque para cozinhar junto com o feijão, um prego não galvanizado. (Não se esqueça de tirá-lo, depois de cozido) O feijão, tradicional na cozinha brasileira, especialmente a paulista, basicamente, é cozido sem sal, e depois, temperado.

7 comentários:

  1. Oi Márcio, nem olhei a data dessa receita. Mas de qualquer forma achei prática e simples, irei testá-la no domingo.
    ;)
    Espero que fique saborosa.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Salvou o almoço do meu feriado prolongado! hahaha
    Tava com uma vontade de feijão!
    Coloquei um caldo de costela e ficou uma delícia!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Opa gente grato pela visita e espero cada vez mais ajudar muita gente por este Brasil a fora e quem sabe o mundo.

    ResponderExcluir
  4. Neste momento estou fazendo o feijão, eu coloquei charque, calabresa e costela já escaldados, temperei, cozinhei um pouco, depois misturei o feijão, esperei levantar uma fervura, depois fechei a panela de pressão, stou esperando completar uma hora, depois provo o sal, porque mesmo escaldando a carne sempre fica um pouco de sal, se estiver fraco eu coloco o tablete de caldo de feijão, que tambem tem sal e fica gostoso.

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom fazer um bom jeijão e se deliciar com ele. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Nao sabia como fazer feijão na panela de ferro. Obrigado pela ajuda. Minha panela já esta no fogo fumegando com cara de casa de fazenda.

    ResponderExcluir
  7. Disponha amiga, sempre que necessitar o cantinho é seu. obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.