Instituição moderniza site Ecadnet, que reúne dados musicais de mais de 5 milhões de compositores e artistas cadastrados na gestão coletiva da música no Brasil.
"O nosso mercado musical é carente de dados e o site Ecadnet é uma das importantes fontes de consulta com informações musicais não só Brasil, mas de outros países. Modernizar a plataforma e oferecer um site novo é a nossa forma de contribuir para a indústria musical", disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.
O novo portal terá nova interface, melhorias na experiência do usuário e facilidade na navegação. Contará com buscador mais rápido e preciso, a partir da ativação de ferramentas tecnológicas, além de proteção contra a possibilidade de ataques cibernéticos e novas medidas de privacidade. Também serão disponibilizados mais filtros de busca, associando a pesquisa de obra com um titular específico ou com determinada palavra no título, e novos detalhes sobre as obras musicais e gravações.
"O projeto terá mudanças importantes para a experiência do usuário que buscar informações no Ecadnet. O site está mais moderno, com implementação de novas tecnologias, como IA e aprendizado de máquina, para dar mais precisão e rapidez para quem precisa encontrar informações sobre músicas e artistas", comentou a gerente executiva de TI do Ecad, Valéria Pessôa.
Administrado pelo Ecad, o Ecadnet reúne as informações do banco de dados da gestão coletiva no Brasil com um total de 24,8 milhões de obras musicais, 24,3 milhões de fonogramas e informações musicais de mais de 5 milhões de titulares de música, que são compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos nacionais e estrangeiros.
Esses titulares de música cadastram suas informações artísticas e seus repertórios musicais nas associações de gestão coletiva e, a partir desses dados, o Ecad consegue identificar as músicas tocadas e que tiveram seus direitos autorais pagos por quem as utilizou nos diferentes canais e espaços no país. Os estrangeiros são cadastrados no Brasil por meio de contratos de representação firmados entre as associações estrangeiras e nacionais. É importante destacar que a filiação nas associações de música é indispensável para que compositores e artistas possam receber os seus direitos autorais de execução pública no Brasil.
Para acessar o novo portal, basta fazer um cadastro simples. Veja aqui o novo Ecadnet - https://ecadnet.ecad.org.br/
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.