BuscaEPI facilita monitoramento, distribuição e reposição de equipamentos de segurança
O controle de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) costuma ser um desafio para empresas com múltiplas filiais, já que exigem um monitoramento constante pela segurança de um grande número de trabalhadores. Buscando oferecer uma solução à altura dessa prioridade, uma startup brasileira desenvolveu um software pioneiro. O BuscaEPI promete simplificar o controle desses equipamentos, centralizando dados e facilitando a comunicação entre filiais, além de trazer segurança jurídica para as empresas, tendo em vista que o controle de entrega de EPI é uma exigência legal.
Um estudo da Frost & Sullivan, realizado em 2021, estima que a digitalização da gestão de EPIs pode reduzir os acidentes de trabalho em até 25% até 2025. A pesquisa destacou que a centralização das informações e a padronização dos procedimentos são fatores essenciais para um bom controle dos equipamentos.
Segundo Thiago Avelino, técnico em Segurança do Trabalho e CEO da SafetyTec, startup que promove eficiência operacional das empresas por meio de soluções tecnológicas, o BuscaEPI atende a essas necessidades. “O nosso software foi desenvolvido para permitir que as empresas monitorem, distribuam e reponham EPIs em tempo real. Em um ambiente onde os riscos são consideráveis e cujo controle eficiente envolve ganhos também para o departamento de supply chain, isso faz toda a diferença”, explica Avelino.
Como os softwares mudam os ambientes de trabalho
Os ganhos com uma gestão sistematizada dos EPIs podem ser muitos. Empresas que investem nesse controle tendem a apresentar maior conformidade com as normas regulamentadoras, o que por si só contribui para a redução de acidentes. Colaboradores que trabalham em empresas com sistemas de gestão de EPIs bem implementados geralmente relatam uma maior percepção de segurança. Essa implementação também pode gerar economia para a empresa, ao reduzir custos com substituição de equipamentos danificados e tratamento de lesões.
Outra vantagem é a segurança jurídica das empresas. As que ainda não digitalizaram este controle necessitam armazenar fichas de EPI por anos, correndo o risco de perdê-las. Essa gestão desorganizada pode acabar levando a perdas em processos trabalhistas, já que falhas de segurança são graves por potencialmente comprometerem o bem-estar dos colaboradores.
Pensando nisso, a SafetyTec desenvolveu o BuscaEPI para digitalizar os registros de entrega e centralizar o controle dos Equipamentos de Proteção Individual, permitindo que cada filial acesse e atualize as informações sobre o estoque e a distribuição dos equipamentos. Isso reduz a possibilidade de erros e perdas, além de assegurar que todos os trabalhadores estejam adequadamente protegidos. O sistema registra detalhes como número de série, data de validade e histórico de uso dos EPIs, facilitando o acompanhamento e a reposição quando necessário, além de trazer diversos alertas, como de próximas trocas, que oferecem previsibilidade e permitem uma gestão mais eficiente
A avaliação das necessidades de EPIs em cada filial é o primeiro passo para a implementação do sistema. Essa análise identifica os riscos específicos de cada ambiente de trabalho e determina os equipamentos necessários para proteger os funcionários. Ao padronizar os tipos de EPIs utilizados, o processo de aquisição e distribuição se torna mais eficiente, garantindo uniformidade na proteção dos trabalhadores.
A importância do aprimoramento constante
Outro benefício é o treinamento e a conscientização dos colaboradores. O software facilita as orientações sobre o uso correto dos EPIs, garantindo que os trabalhadores saibam como inspecionar, usar e armazenar os equipamentos de forma adequada.
No contexto das empresas com múltiplas sedes, a comunicação é uma peça chave. Esse elemento é fortalecido através de reuniões periódicas e compartilhamento de relatórios de segurança. “O BuscaEPI promove uma comunicação eficaz entre as filiais, facilitando a troca de informações sobre os EPIs e assegurando que todos os técnicos de segurança estejam alinhados”, destaca Avelino.
O especialista aponta que um controle 360º dos equipamentos de proteção individual envolve variados fatores que contribuem para um ecossistema mais seguro para todos. Garantir que tantas engrenagens estejam em pleno funcionamento constantemente exige tempo, dinheiro e pessoal das empresas. “Implementar um sistema é criar padrões que levam a menos desperdício de recursos, de tempo e da produtividade de muitos colaboradores. Com essa prioridade em dia, as empresas podem finalmente se concentrar em outras demandas igualmente importantes”, pondera.
Sobre a SafetyTec
A SafetyTec foi criada a partir da junção de competências de profissionais das áreas de Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação, com o objetivo em comum de inovar e criar soluções tecnológicas que auxiliem a rotinas relacionadas à Segurança do Trabalho dos milhões de trabalhadores existentes do Brasil. O propósito da companhia é promover a eficiência operacional das empresas por meio de soluções tecnológicas, proporcionando informações estratégicas e simplificando a gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Para mais informações, visite o site ou o Instagram.
Sobre Thiago Avelino
Técnico em Segurança do Trabalho, com mais de 15 anos de expertise oferecendo Serviços e Consultoria em Saúde e Segurança do Trabalho para empresas de Óleo e Gás, Papel e Celulose, Fundição, Produção de Aço e Mineração, Thiago Avelino é um profundo conhecedor da legislação relativa à aplicação de Equipamentos de Proteção Individual, Palestrante e Mediador em eventos de SST. É também CEO e cofundador das plataformas SafetyTec, SafetyEAD, BuscaEPI e ConsultaCA.
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