Header Ads Widget

Limoeirenses mantém viva a tradição da fogueira de São João



O dia 23 de junho, mas conhecida como véspera de São João, foi bastante movimentada em Limoeiro com as lojas  de roupas e mercados tendo bons movimentos. A feira livre repleta de milho e coco seco dava o tom da culinária que seria servida a noite. Os bancos de feira que vendem roupas tinham diversas opções em xadrez e as outras estampas da moda. Para calçar os pés, os sapatos, percatas, e botas da moda não faltaram. Nos mercados os ingredientes para a noite junina foram exposto como destaque das prateleiras. As mais diversas opções de bebidas não faltou, afinal noite de São João sem nada para beber não tem graça.

Quando o findar da tarde foi caindo, o cheiro das comidas típicas foi saindo da cozinha e invadindo os outros cômodos da casa e ganhando a rua, aguçando o paladar de quem passava próximo. Quando o relógio bateu 18 horas, a mesa já estava repleta de canjica, milho cozido, pamonha, pé de moleque, quentão, dentre outras delícias dessa época tão nordestina. Enquanto a comida não era servida, a fogueira era acesa em homenagem a São João. Muitos estavam a espera dela queimar em brasa para assar o milho que foi guardado da mão de milho comprada logo cedo na feira livre. No som de casa o autêntico forró nordestino ecoava mantendo vivo está centenária tradição de comer comida junina, acender a fogueira só som do forró. 

Por volta das 20 horas muitos forrozeiros deixaram suas casas para irem prestigiar os festejos juninos da Rua da Alegria e do Pátio de eventos Toinho de Limoeiro. A chuva caindo deixava um certo clima de indecisão, mas na maioria das vezes a melhor opção é prestigiar as festividades juninas com a pessoa amada ao som dos artistas locais e de renome nacional. As bandeirinhas tremulando na cidade era o impulso que faltava para sair de casa e curtir a festa que promete ser boa demais. Em várias resistências visitas de outras cidades e até estados eram esperadas para juntos curtirem a maior festa do nordeste. Esse clima junino irá perdurar até o dia 29 de junho, dia de São Pedro. Enquanto São Pedro não chega os Limoeirenses curtem São João e toda magia desta festa.

Postar um comentário

0 Comentários