O mercado de bebidas alcoólicas está comemorando os números e a expansão dos negócios, mesmo com bares e baladas fechados. Dados divulgados pela Euromonitor indicam que 2020 foi o melhor dos últimos seis anos no setor. O ano terminou com um total de 13,3 bilhões de litros de cerveja vendidos, com um total de 68,6% dos brasileiros consumindo a bebida em suas casas.
“Antes os brasileiros tinham o hábito de consumirem cervejas mais populares nos bares e restaurantes, e, com o isolamento, as pessoas descobriram que o universo das cervejas especiais é muito vasto, com isso decidiram experimentar cervejas com rótulos diferenciados, expostas na gôndola do mercado ou nos aplicativos de delivery”, explica Scott Ashby, fundador da cervejaria Ashby.
As marcas passaram a investir em duas frentes para ganhar a atenção do consumidor. A primeira e mais importante atuação foi em relação ao sabor, agregando elementos únicos para que a bebida seja facilmente identificada. Em seguida, elas passaram a explorar o marketing e os rótulos adesivos das garrafas com características próprias para atrair a atenção dos PDVs. A alta demanda abriu as portas para o surgimento de novas cervejarias, descentralizando a produção comercial, antes restrita a poucas marcas.
De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil tem hoje 1.383 cervejarias registradas, com crescimento de 14% no comparativo de 2019 para 2020. O mercado dobrou de tamanho desde 2017. Pela primeira vez, também, todos os estados brasileiros possuem pelo menos uma fábrica. O único estado que não tinha, até então, era o Acre. Mas com o surgimento da Seringal Bier, em Rio Branco (capital do Acre), agora os acreanos já contam com uma cervejaria local.
*Foto EBC
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.