Dahra Teles, hematologista do Núcleo de Oncologia do Agreste, alerta para a importância de orientar a população sobre a doença e a necessidade da doação de medula óssea, destacando que os avanços nos tratamentos têm elevado as taxas de cura.
A leucemia está entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso, campanhas de conscientização como o Fevereiro Laranja são tão importantes, especialmente para reforçar a necessidade da doação de medula óssea. De acordo com o INCA, no triênio 2023–2025, surgiram 11,5 mil novos casos por ano, sendo 6,2 mil em homens e 5,3 em mulheres. O índice representa um risco estimado de mais de 5 casos por 100 mil habitantes.
Embora não exista uma forma conhecida de prevenir a doença, os avanços na área têm aumentado significativamente as chances de cura. É o que destaca a hematologista Dahra Teles, do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), em Caruaru, Pernambuco. A médica explica que a leucemia é um câncer que surge nas células-tronco da medula óssea, comprometendo a produção normal das células sanguíneas.
“Quando essas células começam a se multiplicar de maneira anormal e descontrolada, há uma produção exagerada de leucócitos anômalos, o que atrapalha a formação de leucócitos saudáveis, glóbulos vermelhos e plaquetas, essenciais ao organismo”, afirma.
Tipos — A leucemia pode ser aguda ou crônica, segundo a hematologista. A aguda evolui rapidamente e exige tratamento intensivo, geralmente com quimioterapia intravenosa. Já a crônica tem progressão mais lenta. Em alguns casos, não requer tratamento imediato e, quando indicado, costuma ser menos agressivo. “Ao contrário do que muitos imaginam, algumas leucemias, especialmente as agudas em crianças, têm altas taxas de cura quando tratadas de forma adequada”, reforça Dahra Teles.
Diagnóstico e Tratamento - A detecção precoce é fundamental. Sinais associados à anemia e à redução da produção sanguínea merecem atenção, como fraqueza, cansaço extremo, sonolência, hematomas frequentes e infecções recorrentes. Outros sintomas incluem perda de peso, febre persistente e aumento dos linfonodos. As opções terapêuticas variam conforme o tipo da doença e podem envolver quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e transplante de medula óssea. “O transplante é, muitas vezes, decisivo para a cura dos casos mais graves. Por isso, a doação de medula óssea é tão importante”, destaca a especialista.
Redome — O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) já conta com mais de 6 milhões de cadastrados no Brasil. Quando não há doador aparentado compatível, a chance de encontrar um doador no REDOME varia entre 1 em 100 mil e 1 em 1 milhão. Por isso, a ampliação do número de cadastros é essencial para aumentar as chances de encontrar alguém compatível.
Para se inscrever, é necessário ter entre 18 e 35 anos; estar em bom estado de saúde; não possuir doenças infecciosas, incapacitantes, imunológicas ou histórico de câncer. O processo é simples: procurar um hemocentro, apresentar um documento com foto, preencher um formulário e doar uma pequena amostra de sangue para tipagem genética. Depois disso, os dados ficam disponíveis no banco nacional e podem ser cruzados com os de pacientes que precisam de transplante.
NOA – Com uma trajetória de 15 anos de atuação em Caruaru, Pernambuco, o Núcleo de Oncologia do Agreste conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos e acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.
Crédito: imagem criada por IA






















0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.