A Fórmula 1 terminou neste domingo (07) e teve algumas surpresas no campeonato deste ano. Nesta matéria você vai conferir quem foi o campeão geral, a equipe campeã e como foi a temporada do piloto brasileiro Gabriel Bortoleto.
Campeão, ranking final e construtores — como terminou 2025
- O piloto que conquistou o título mundial de 2025 foi Lando Norris, da McLaren. Ele garantiu o campeonato com o 3º lugar no GP de Abu Dhabi.
- A disputa pelo título foi acirrada: Norris finalizou o campeonato com 423 pontos, apenas 2 pontos à frente de Max Verstappen (421).
- O pódio do campeonato fechou com Oscar Piastri da McLaren em 3º, com 410 pontos.
Top 10 — Mundial de Pilotos 2025
- Lando Norris (McLaren) — 423 pts
- Max Verstappen (Red Bull) — 421 pts
- Oscar Piastri (McLaren) — 410 pts
- George Russell (Mercedes) — 319 pts
- Charles Leclerc (Ferrari) — 242 pts
- Lewis Hamilton (Ferrari) — 156 pts
- Kimi Antonelli (Mercedes) — 150 pts
- Alexander Albon (Williams) — 73 pts
- Carlos Sainz (Williams) — 64 pts
- Fernando Alonso (Aston Martin) — 56 pts
- No Mundial de Construtores, a McLaren também levou o troféu: ela terminou em 1º lugar com folga.
- A seguir vieram: 2º lugar a Mercedes, e 3º a Red Bull Racing — seguidas de Ferrari em 4º.
A temporada, em resumo, marcou o retorno da McLaren ao topo depois de muitos anos — e o surgimento de um novo campeão em um campeonato extremamente disputado.
Destaques da temporada 2025
- A disputa foi dramática até o fim: a diferença mínima de 2 pontos entre primeiro e segundo no Mundial mostra o equilíbrio entre Norris e Verstappen.
- A McLaren conseguiu combinar bom desempenho de pilotos + consistência ao longo do ano, garantindo tanto o Mundial de Pilotos quanto o de Construtores.
- Apesar da forte concorrência da Red Bull (e do veterano Verstappen), a consistência e regularidade de Norris fizeram a diferença.
A participação do Brasil — Gabriel Bortoleto
- A temporada de 2025 marcou o retorno de um piloto brasileiro ao grid da Fórmula 1 após alguns anos — com Gabriel Bortoleto, contratado pela Sauber.
- Bortoleto estreou com a Sauber em 2025, dividindo a dupla com o experiente Nico Hülkenberg, pilotando o monoplaza Kick Sauber C45.
- Ao longo do ano, ele alternou momentos de aprendizado, adaptações e oportunidades — teve alguns fins de semana discretos, e outros com lampejos interessantes.
- Nos GPs mais favoráveis, somou pontos: por exemplo, foi classificado em 8º na Áustria, o que lhe rendeu seus primeiros pontos na F1.
- No GP de Abu Dhabi — última corrida da temporada — Bortoleto largou em 7º (seu melhor grid do ano), mas terminou em 11º/12º após problemas com o carro (ele próprio disse que o monoplaza começou a “quicar”, o que prejudicou desempenho).
- No final, ele somou 19 pontos e apareceu em 19º lugar no Mundial de Pilotos de 2025.
Em resumo: Bortoleto viveu uma temporada de estreante — com altos e baixos, mas conquistando seus primeiros pontos, mostrando potencial de evolução. A Sauber, por sua vez, deu sinais de recuperação de desempenho com ele e Hülkenberg.
Significado da temporada e olhares para o futuro
A temporada 2025 da Fórmula 1 representou — para muitos — um renascimento da competitividade na categoria: com nova geração de pilotos, equilíbrio entre equipes, e a volta de nomes históricos como McLaren ao topo. A conquista de Norris e o desempenho de equipes centrais mostram que a F1 segue em transição, com rivalidades equilibradas e disputas intensas.
Para o Brasil, a presença de Gabriel Bortoleto reacendeu esperanças de um retorno mais longo e consistente à elite do automobilismo mundial. Apesar dos desafios típicos de um novato, ele conseguiu pontuar e demonstrar adaptação, o que pode abrir caminho para crescer nas próximas temporadas.
Confira abaixo a tabela com o ranking dos 20 melhores pilotos da temporada 2025 da Fórmula 1:
Ranking Final – Mundial de Pilotos F1 2025
Posição Piloto Equipe Pontos
1º Lando Norris McLaren 423
2º Max Verstappen Red Bull 421
3º Oscar Piastri McLaren 410
4º George Russell Mercedes 319
5º Charles Leclerc Ferrari 242
6º Lewis Hamilton Ferrari 156
7º Andrea Kimi Antonelli Mercedes 150
8º Alexander Albon Williams 73
9º Carlos Sainz Jr. Williams 64
10º Fernando Alonso Aston Martin 56
11º Sergio Pérez Red Bull 49
12º Esteban Ocon Alpine 45
13º Pierre Gasly Alpine 38
14º Nico Hülkenberg Sauber 31
15º Yuki Tsunoda RB 27
16º Kevin Magnussen Haas 23
17º Lance Stroll Aston Martin 21
18º Gabriel Bortoleto Sauber 19
19º Valtteri Bottas Sauber 12
20º — Zhou Guanyu (Sauber) — 6 pontos






















0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.