Header Ads Widget

“Negar ajuda aos pobres é rejeitar a Deus”, diz papa Leão XIV em sua primeira Missa do Galo



O papa Leão XIV celebrou, na noite desta quarta-feira (24), a primeira Missa do Galo de seu pontificado, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Durante a homilia, o pontífice fez fortes alertas sobre o que chamou de “ganância do mundo moderno” e destacou a importância da acolhida aos pobres, estrangeiros e excluídos da sociedade.

A celebração teve início às 18h (horário de Brasília) e reuniu cerca de 6 mil fiéis dentro da basílica. Outros milhares acompanharam a missa por telões instalados na Praça de São Pedro, mesmo sob forte chuva em Roma. Antes da celebração, o papa saudou o público presente do lado de fora.

Em sua reflexão, Leão XIV lembrou que o nascimento de Jesus em um estábulo, por não haver lugar na hospedaria, deve servir como um alerta aos cristãos dos dias atuais. Segundo ele, recusar ajuda aos pobres e estrangeiros equivale a rejeitar o próprio Deus.

“Enquanto uma economia distorcida leva a tratar os homens como mercadoria, Deus torna-se semelhante a nós, revelando a infinita dignidade de cada pessoa”, afirmou o pontífice.

O papa acrescentou ainda que a presença de Deus está diretamente ligada ao respeito à dignidade humana:

“Onde há lugar para a pessoa humana, há lugar para Deus. Até um estábulo pode se tornar mais sagrado que um templo.”

Esta foi a primeira Missa do Galo celebrada por Leão XIV desde que foi escolhido papa em 8 de maio, sucedendo o papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos. A celebração marcou um momento simbólico de seu pontificado, reforçando uma mensagem de simplicidade, solidariedade e justiça social, valores centrais do Natal cristão.


Crédito: Andreas Solaro / AFP

Postar um comentário

0 Comentários