Header Ads Widget

Oliveira de Panelas apresenta cantoria-espetáculo gratuita no Cais do Sertão

 

Expoente do repente, artista está na programação da exposição “Vidas em Cordel”


Figura emblemática da cultura popular brasileira e um dos principais nomes do repente, Oliveira de Panelas fará oficina gratuita no Recife no dia 27 de novembro, às 14h, no Cais do Sertão. O encontro faz parte da exposição “Vidas em Cordel”, promovida pelo Museu da Pessoa, em cartaz no centro cultural até 15 de dezembro com histórias de personalidades e de anônimos transformadas em literatura de cordel. 


Na “Cantoria-espetáculo”, Oliveira conduz um evento “eclético-sócio-cultural” da arte do improviso da cantoria, com improvisação, canções e declamação que contemplam alguns dos mais de 80 gêneros da modalidade. Com interação da plateia, convidada a sugerir temas, ele faz uma explicação didática e promove a conscientização e valorização da nossa cultura. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria do centro cultural, a partir das 10h.


Natural de Panelas, no Agreste pernambucano, Oliveira se destacou como um dos mais importantes repentistas do Brasil, um verdadeiro guardião da tradição oral nordestina. Desde jovem, mergulhou no universo da cantoria e se destacou em duelos e tem obra marcada por uma profunda conexão com as tradições e as realidades sociais do Brasil. Suas letras abordam temas como a vida no sertão, as relações familiares, as injustiças sociais e as belezas da natureza, sempre com um toque de humor e emoção.


Recentemente, Oliveira de Panelas foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Paraíba, um reconhecimento que celebra sua trajetória e contribuição para a cultura popular. Ele também é uma das figuras centrais da Academia Popular de Artes, Letras e Ciências Oliveira de Panelas, instituição criada para promover e preservar a cultura popular e as artes. 


A exposição “Vidas em Cordel”, promovida pelo Museu da Pessoa e com patrocínio oficial da Petrobras, costura a literatura popular ao ofício da xilogravura para retratar, em versos e imagens, indivíduos célebres ou anônimos cujas trajetórias incríveis ressoam e dignificam a pluralidade da cultura, do pensamento e do modo de ser do brasileiro. As obras ocupam a sala Todo Gonzaga, no 2ª andar do Centro Cultural Cais do Sertão (Recife Antigo).


Vidas em cordel

A exposição “Vidas em Cordel” apresenta as histórias em grandes painéis ilustrados pelas xilogravuras acompanhadas de minibiografias e textos sobre a arte do cordel. O projeto já percorreu cinco estados e atraiu mais de 80 mil visitantes presencialmente e outros 190 mil online. A exposição tem distribuição gratuita de cordéis, oferece QR Codes com propostas interativas, reserva espaço “instagramável” para postagem de fotos nas redes sociais e conta com cabine de gravação para registro das histórias dos visitantes - instantaneamente integradas ao acervo do Museu da Pessoa. Quem ceder a própria narrativa recebe cartela de adesivos automáticos e um cartaz exclusivo. 


As obras expostas presencialmente também podem ser acessadas ao lado de conteúdos exclusivos pela internet - pelo endereço memo.museudapessoa.org/vidas-em-cordel. A página disponibiliza informações complementares sobre os personagens retratados e proporciona uma experiência de contemplação distinta. A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre e 3M. As ações ainda contam com apoio financeiro do BNDES e parceria do Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai, e do Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento do Governo de Pernambuco, gerido pela Secretaria de Turismo e Lazer, via Empetur.


Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um instituto virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos.


Cais do Sertão

O Cais do Sertão é um museu dedicado a retratar a vida nos sertões nordestinos através de experiências imersivas proporcionadas por robustos e intrigantes recursos tecnológicos e interativos e atrativos com toque criativo de cineastas, escritores, artesãos, artistas plásticos, visuais e músicos de todo o país. Abriga uma exposição permanente sobre a cultura sertaneja e celebra a vida e a obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Está localizado no Bairro do Recife, a poucos metros do Marco Zero, e é um equipamento cultural gerido pela Secretaria de Turismo e Lazer do Governo de Pernambuco. 


Petrobras

O apoio da companhia às ações do Museu da Pessoa tornou possível a realização de atividades essenciais para a Programação Cultural de 2025, fortalecendo a proposta permanente de valorizar as histórias coletadas e compartilhadas ao longo do périplo do Vidas em Cordel por diversos estados brasileiros. Entre as iniciativas viabilizadas por essa parceria, destaca-se a instalação de cabines interativas de relatos do público no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, a realização da Mostra Audiovisual e da Mostra Educativa Vidas Indígenas, a exposição digital Vida, Morte e Fé, além do lançamento oficial da programação da Casa Museu em 2025.


Serviço

Cantoria-espetáculo com Oliveira de Panelas

27 de novembro, às 14h

Ingressos gratuitos disponíveis na bilheteria, a partir das 10h


Exposição “Vidas em Cordel”, do Museu da Pessoa

Quando: até 15 de dezembro, com visitação das 10h às 16h (de terça a sexta) e das 13h às 18h (sábados e domingos)

Onde: Centro Cultural Cais do Sertão (Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Recife Antigo) 

Quanto: acesso gratuito

Informações: (81) 3182-8267

Postar um comentário

0 Comentários