Evento reconhece as contribuições de Jailson Marcos, Melk Z Dá, Leopoldo Nóbrega, Jorge Feitosa e Beto Normal ao mundo da moda
A moda autoral pernambucana, reverenciada no Brasil e no mundo, recebeu um importante reconhecimento, durante o Trama Moda Pernambuco. Nesta segunda-feira (8), o evento prestou homenagem a cinco artistas da moda que são referência na ampla cadeia produtiva de moda e artes. Jailson Marcos, Melk Z Dá, Leopoldo Nóbrega, Jorge Feitosa e Beto Normal receberam, por suas trajetórias e influências neste cenário, por meio de uma arte produzida pelo artesão Val Andrade, de Tracunhaém, com intervenção da designer Giselle Rosa.
“Esses profissionais vêm, há anos, aperfeiçoando e compartilhando suas técnicas pois, além de serem criativos, também ensinam e inspiram novos empreendedores, que também têm uma conexão com a moda, com a costura, com a produção de confecção. Este é um reconhecimento às suas histórias, ao legado que vêm construindo ao longo dos anos para promover a moda de Pernambuco”, explicou Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.
Jailson Marcos – natural do Rio Grande do Norte, o designer de calçados radicado em Pernambuco há 40 anos, tem público cativo em todo o Brasil. Sua modelagem conceitual tem forte ligação com a tradição artesanal nordestina. “Eu sou cria do mercado pop, hoje reconhecido como economia criativa. A partir daí, fui criando, trabalhando, desenvolvendo, com muita persistência, com muita resiliência, a minha trajetória. E hoje, estou sendo reconhecido por esse trabalho de merecimento mesmo. Acho muito bacana”, afirmou.
Melk Z Dá – estilista e artista plástico, destaca-se por uma visão inovadora, que reinventa a feminilidade através do artesanal e autoral. Com 21 anos de carreira, teve sua trajetória alçada ao sucesso após o Recife Fashion em 2004. O equilíbrio entre o conceitual e o usável é um dos seus maiores trunfos. “Fiquei muito surpreso porque quando se trabalha com moda em ateliê, você fica preso como se em uma casca de noz. Mas quando essa homenagem acontece, percebe-se que as pessoas, realmente, estão de olho no nosso trabalho”, frisou.
Leopoldo Nóbrega – O multiartista recifense é responsável pela criação de um grande laboratório experimental, que lida com cerâmica, moda, cenografia, artes plásticas e economia criativa. Há seis anos, assina a criação da escultura do Galo da Madrugada. “Essa homenagem é um reconhecimento de uma esperança que trazemos para a moda de Pernambuco que, há tantas décadas se dedicada a um processo de transformação. Pernambuco é gigante e a nossa moda é para o mundo”, destacou.
Jorge Feitosa – nascido em Santa Cruz do Capibaribe, vive em São Paulo há 18 anos. Sua origem foi fundamental na construção do seu processo criativo, que se caracteriza pelo Slow Fashion, conceito presente na ideia, no design e no uso de matéria prima, atrelado, em parte, pelo reuso de tecidos. “Essa solenidade foi uma baita surpresa para mim. Estou muito contente por saber que as pessoas estão, de alguma forma, prestando atenção no que eu estou produzindo e contribuindo para elevar ainda mais o nome da nossa moda”, enfatizou.
Beto Normal – o estilista, figurinista e produtor cultural pernambucano atua no mercado da moda audiovisual há mais de 20 anos, com ações e contribuições em projetos que desenvolve em paralelo às atividades de estilismo e cinema. “Essa homenagem faz com que a gente perceba que nosso trabalho está sendo reconhecido e avaliado positivamente. Nos dá mais energia para continuar produzindo, pesquisando materiais, sustentabilidade, enfim, para que a moda tenha seu lugar de destaque no mundo da cultura de Pernambuco e do Brasil”, destacou.
O Trama Moda Pernambuco é uma realização do NTCPE (Núleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em PE), dentro do programa do Marco Pernambucano da Moda, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Governo do Estado. Conta com o apoio da ADEPE (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), SEBRAE-PE e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e tem parcerias da FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco), Sinditêxtil (Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral em Pernambuco) e FACEP (Federação das Associações Comerciais de Pernambuco).
Serviço: Trama Moda Pernambuco
até 10 de setembro, das 14h às 21h
Local: Recife Expo Center (Cais de Santa Rita, 156, São José – Recife)
Ingressos: R$ 10 (preço único)
Informações: www.tramamoda.com.br ou pelo Instagram (@tramamodapernambuco)
Realização: NTCPE, Marco Pernambucano da Moda, ADEPE, Sec. Desenvolvimento Econômico de PE e Governo de Pernambuco
Parceria: Sebrae Moda e Senac
Apoio: FIEPE, Sindivest-PE, Sinditêxtil Pernambuco e Facep
Fotos: Staff Comunicação
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.