Header Ads Widget

Recife recebe murais feitos com tintas de cinzas de incêndios florestais para alertar sobre impactos e homenagear brigadistas


Festival Paredes Vivas - Cinzas da Floresta acontece de 6 a 15 de outubro em Recife, com artistas locais, oficinas com estudantes e visita guiada


A capital pernambucana recebe a nova edição do Festival Paredes Vivas – Cinzas da Floresta, iniciativa cultural que transforma cinzas reais de incêndios florestais em tintas para criar murais urbanos que denunciam a destruição ambiental e homenageiam os brigadistas florestais. A edição de 2025 reforça a presença da Amazônia urbana e periférica no debate ambiental e antecipa o contexto da COP 30, que será realizada no Brasil.  Entre os dias 6 e 15 de outubro, a região central de Recife será palco de duas ações principais: a pintura de uma empena em um prédio residencial, no bairro Boa Vista, feita pela artista local Amanda Dias, mais conhecida como Zona, e a realização de um mural colaborativo com estudantes da Escola Cônego Rochael de Medeiros, em Santo Amaro,  conduzido por Ianah Maia. 

Além das obras, os estudantes participarão de oficina de arte e educação socioambiental, com exibição do curta “Cinzas da Floresta”, debate e pintura com tintas feitas de cinzas. A atividade será realizada pela arte-educadora Micaela Almeida. A programação inclui ainda uma visita guiada à empena no último dia de atividade, 15 de outubro.  As tintas utilizadas nas obras são feitas com cinzas reais coletadas por brigadistas voluntários de todo o Brasil em 2024. A tinta, misturada com resina acrílica, carrega traços do que foi perdido e, ao mesmo tempo, o potencial de memória e reconstrução. Parte do processo foi documentado no filme “Cinzas da Floresta”, dirigido por André D’Elia e idealizado por Mundano, fundador da Parede Viva. Assista ao trailer. 

Histórico e impacto

Recife é a segunda cidade a receber o Festival em 2025. . Antes de Pernambuco, o projeto passou por Manaus,  Amazonas. Em 2024, as cidades contempladas foram  Campo Grande, Fortaleza, Goiânia, Belém e São Paulo.

Programação em Recife

Empena

6 a 15/10 - pintura 

15/10 - visita guiada

Condomínio do Edifício Canada 

Av. Conde da Boa Vista, 149 - Boa Vista

Artista: Amanda Dias “Zona”.

Mural colaborativo na escola

9 a 13/10 - pintura 

Artista: Ianah Maia

Oficina de arte e educação na escola

13 ou 14/10  – com exibição do filme Cinzas da Floresta, debate e pintura com cinzas

Arte-educadora: Micaela Almeida  

Escola Cônego Rochael de Medeiros

Av. Mário Melo, s/n - Santo Amaro, Recife - PE, 50040-010

Visita guiada à empena pelos alunos

15 de outubro

Sobre a Parede Viva 

Parede Viva é uma iniciativa sociocultural que acredita na arte urbana como uma poderosa ferramenta para abrir paredes que dividem pessoas e espaços. Arte para nós é uma janela que permite a conexão e a reflexão com um mundo mais colorido, sustentável e justo. Transformamos ideias em arte e assim impactamos positivamente pessoas e ambientes. Atuamos desde 2010 desenvolvendo projetos sob encomenda para diferentes clientes e demandas, sempre buscando a valorização e remuneração justa dos artistas brasileiros, valorizando as diversidades culturais  e com foco na qualidade da entrega dos serviços.

Postar um comentário

0 Comentários