Header Ads Widget

Farol Viajante chega a Recife com exposição imersiva OCEANVS, uma experiência artística sobre a água



Iniciativa faz parte do projeto Social Integrado Santander, que contempla ainda ações de música, esporte, empreendedorismo e fortalecimento de redes locais em municípios de maior vulnerabilidade

As proximidades do Marco Zero (Av. Alfredo Lisboa, 13), no coração do Recife, serão palco de uma iniciativa inédita do Santander. Entre os dias 23 e 25 de setembro, o público poderá visitar gratuitamente o Farol Viajante, uma carreta adaptada que apresenta a exposição OCEANVS, uma experiência imersiva em 8K que leva o visitante a mergulhar no universo da água, elemento essencial à vida. Após essa temporada, o Farol Viajante seguirá para o Parque da Macaxeira (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, s/n), também no Recife, onde ficará aberto à visitação entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro. A programação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

O nome Farol Viajante é uma referência ao Farol Santander São Paulo, centro cultural instalado no icônico edifício Altino Arantes, e ao Farol Santander Porto Alegre, espaços que se consolidaram como polos de arte, cultura e inovação. A versão itinerante leva agora a experiência cultural do banco para diferentes regiões do Brasil.

A exposição foi montada em uma carreta customizada, que se transforma em sala expositiva com projeções nas paredes e no piso, criando uma experiência interativa de cerca de 20 minutos. O público percorre o espaço e é envolvido por imagens imersivas que evocam a imensidão dos oceanos, a importância da água na sociedade e no imaginário humano. Com curadoria de Antonio Curti, criação da AYA Studio, direção de Felipe Sztutman, trilha sonora original de Juvi, OCEANVS é 100% autoral e combina arte digital, música e interatividade.

“Esta mostra é uma jornada imersiva etérea dentro do elemento água e a sua representação. Primordial para a sobrevivência da humanidade e do planeta, a relação com a água se estabelece antes mesmo do nosso nascimento e se propaga por toda a vida. O líquido que nos sacia, as praias que nos acalmam e as piscinas que replicam a sensação do ventre materno são signos da relevância desse elemento para o ser humano”, reflete Antonio Curti, curador da exposição.

“O Farol Viajante é uma oportunidade de levar arte e reflexão a diferentes públicos, aproximando a cultura de quem nem sempre tem acesso a experiências desse porte”, afirma Bibiana Berg, head de Experiência, Cultura e Impacto Social do Santander.

 Social Integrado Santander
O Farol Viajante é a primeira ação aberta ao público dentro do Social Integrado Santander, projeto que amplia o impacto social em municípios de maior vulnerabilidade. A iniciativa tem foco no desenvolvimento local, geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

O projeto contempla outras frentes: Sinta o Som, com vivências musicais em escolas públicas; Esporte que transforma, que utiliza o esporte educacional como ferramenta de cidadania; fortalecimento de conselhos municipais por meio dos programas Amigo de Valor e Parceiro do Idoso; além de ações de capacitação em empreendedorismo e educação financeira, em parceria com o Prospera, programa de microcrédito do Santander.

Na primeira etapa, o Social Integrado Santander terá foco em 16 municípios pernambucanos, escolhidos a partir de critérios como tamanho da população, vulnerabilidade social e presença do Banco. A iniciativa também será levada a 14 cidades do Maranhão, seguindo os mesmos critérios de seleção.

“Unimos nossa presença institucional a tecnologias sociais que podem impulsionar novas oportunidades de desenvolvimento, sempre em colaboração com atores locais. O Social Integrado reflete nosso compromisso em gerar prosperidade intencional e deixar um legado positivo nos territórios em que atuamos”, destaca a executiva.

Serviço:

Exposição OCEANVS – Farol Viajante

• Av. Alfredo Lisboa, 13 (Próximo ao Marco Zero) – Recife (PE)

• Abertura: 23/9, às 15h

• Visitação: 24 e 25/9, das 9h às 17h30

• Parque da Macaxeira – Recife (PE)

• Visitação: 27/9 a 3/10, das 10h às 18h

• Entrada gratuita

Postar um comentário

0 Comentários