Cáceres (MT), 30 de agosto de 2025 – A palestra magna da Dra. Neiva Guedes, referência na área de conservação da fauna no Brasil, abriu o 27º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (27º ConBio), no município de Cáceres, em Mato Grosso, localizado no Pantanal, bioma severamente impactado pelas queimadas e ação humana nos últimos anos. Neiva Guedes, fundadora e coordenadora do emblemático Projeto Arara Azul e integrante do board da Parrots International, sediada em Los Angeles, na Califórnia, tratou na sua palestra da biodiversidade no Pantanal, temática das suas pesquisas na região há 36 anos.
Ela abriu a palestra com uma descrição das características do Pantanal, uma planície que ocupa o centro da América do Sul e alterna anualmente estações de seca e cheia. O bioma abriga biodiversidade exuberante, com cerca de 580 espécies de aves, 271 de peixes, 174 de mamíferos, 131 de répteis, 57 de anfíbios e incontáveis invertebrados e microrganismos – espécies conhecidas até agora. As mudanças climáticas afetam a reprodução e sobrevivência de diversas espécies, como as araras azuis, objeto dos estudos de Neiva Guedes, que é presidente em exercício do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), organizador do 27º ConBio.
Os incêndios florestais, cada vez mais frequentes, atingem os ninhos da espécie. Como estratégia de conservação, o Projeto Arara Azul instala caixas de madeira, simulando os ninhos, em árvores nas áreas consumidas pelo fogo.Mesmo diante de tantas ameaças, Neiva Guedes apontou que a população de araras azuis vem se recuperando. O 27º ConBio conta com 628 inscritos, incluindo 289 estudantes de graduação, 40 profissionais das Ciências Biológicas matriculados em programas de pós-graduação, 70 biólogos e 50 professores, além de profissionais e estudantes com outras formações. O evento conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Prefeitura Municipal de Cáceres.






















0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.