Encontro online e gratuito irá discutir obra que narra a vida de uma mulher e sua filha em Tóquio após o abandono do marido
O livro Território da luz (Alfaguara, 2025), da autora japonesa Yuko Tsushima, é o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de julho, que acontece na última quinta-feira do mês, dia 31, às 19h, via Zoom, e tem como convidada a crítica literária e doutoranda em Letras pela Universidade de São Paulo, Iara Machado Pinheiro. O livro foi publicado no Brasil em maio deste ano pela Alfaguara, selo da Companhia das Letras, com tradução de Rita Kohl.
Território da luz acompanha a história de uma mulher que, após ser abandonada pelo marido, decide recomeçar a vida com sua filha de dois anos em um apartamento repleto de janelas em Tóquio. A obra, vencedora do prestigioso Prêmio Noma, é um dos romances japoneses mais reveladores e influentes das últimas décadas, explorando temas como solidão, maternidade e resiliência feminina.
Publicado originalmente em episódios, entre 1978 e 1979, na revista literária japonesa Gunzo, a narradora enfrenta a árdua tarefa de reconstruir sua identidade, conviver com a solidão e entender as próprias contradições, impactando os leitores com suas lutas internas, expostas com uma honestidade desprovida de sentimentalismos ou autopiedade.
Participantes do clube têm 25% de desconto na compra do livro pelo site da editora Companhia das Letras, por meio do cupom JHSP451JUL25. O cupom fica vigente de 06/07 até 02/08, válido para 1 uso único por CPF.
Saiba mais e inscreva-se em https://clubedeleitura.
Convidada do mês
A convidada do mês é Iara Machado Pinheiro, crítica literária, jornalista e doutoranda em Letras pela USP. Ela já colaborou com diversas publicações, incluindo a revista Quatro Cinco Um. Na edição deste mês de julho, Machado Pinheiro resenhou o livro tema do encontro.
Como funciona o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um?
Desde sua estreia em 2019, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um recebe grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, além de autores contemporâneos e leitores da literatura nipônica, para discutir obras de nomes como Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto e Yoshiharu Tsuge.
Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta-feira do mês.
O Clube discute livros de autores japoneses traduzidos diretamente para o português, visando uma cobertura multiplataforma deste universo literário — a parceria entre a revista dos livros e a JHSP traz também uma newsletter editorial mensal com os principais lançamentos.
No site da Japan House São Paulo há uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um: https://clubedeleitura.
Serviço
Data: quinta-feira, 31/07
Horário: 19h
Modalidade: online e gratuito, via Zoom
Cupom: Participantes do clube têm 25% de desconto na compra do livro pelo site da editora Companhia das Letras, por meio do cupom JHSP451JUL25. O cupom fica vigente de 06/07 até 02/08, válido para 1 uso único por CPF.
Parceria com a Japan House São Paulo
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.